Transparent Inglês
Menu
Search

A origem da palavra “pitbull” Posted by on Jan 19, 2012 in Iniciante

Em inglês, pit é “fossa”, e bull é “touro”.

A prática de usar cães em lutas data da Roma Antiga, mas foi na Inglaterra, durante o século XVIII, que o esporte decolou no mundo moderno. Foi banido em 1835, mas continuou sendo praticado clandestinamente. Ao mesmo tempo, os pobres da Inglaterra começaram a usar, por sua agilidade, cães da raça terrier para matar ratos. Essa prática levou à criação de uma raça de terriers mais ferozes e fortes. Os pobres não os usavam para combates, mas eles tinham o esporte deles, chamado ratting. Os donos dos terriers capturavam ratos, cavavam uma fossa e se reuniam para apostar no cão que mais mataria ratos.

Esses pobres da Inglaterra também começaram a fazer experi6encias com cruzamento de raças. Um dos cruzamentos foi o buldogue com o terrier, cujos filhotes foram chamados de bull-and-terrier. (Hoje em dia conhecido como o Staffordshire Bull Terrier.) Essa nova raça era mais compacta e, portanto, mais apta para o combate. Um outro aspecto interessante dessa criação era o comportamento do cão, que parecia se sentir mais à vontade com as pessoas. Ele reagis bem a comandos, permitindo uma participação maior dos donos na luta.

Com a ascensào da classe média, o esporte se tornou mais aceito nos lugares menos clandestinos, como as tavernas. Esses lugares mantinham áreas separadas para as lutas, inspiradas nas antigas fossas para ratting, e que foram chamadas de pits (fossas). Não demorou muito para a raça ser chamada de pit-dog. Na mesma época, nos Estados Unidos e no Canadá, os colonizadores vivam num ambiente de terra de ninguém. Era perigoso andar pela rua e alguns homens usavam um buldogue para sua proteção. Esse cães também começaram a ser usados para diversão, evoluindo para uma raça diferente, mais fácil e vigorosa.

Também estava chegando uma novidade no país, um cão da Inglaterra, o bull-and-terrier. A força da raça chamou a atenção dos americanos, que começaram a misturar as raças com seus buldogues turbinados, a fim de criar um supercão para proteção e esporte.

Havia um criador respeitado entre eles, chamado Bennett, que organizava lutas em fossas parecidas com aquelas das tavernas da Inglaterra; e o esporte tornou-se popular. Foi Bennet quem registrou o nome oficial da nova raça: American Pit Bull Terrier.

Fonte: Inglês Made in Brasil, de Ron Martinez (Editora Campus). Compre na Livraria Disal.

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.