Transparent Inglês
Menu
Search

A origem da palavra “hacker” Posted by on Apr 2, 2013 in Iniciante

http://ow.ly/jBVZd

A palavra hacker vem de hack, que é uma pessoa que exercita um ofício ou profissão sem formação, sem ser profissional. Esse significado deu origem à palavra hacker.

Ser um hacker nem sempre foi uma coisa de má fama. Os primeiros hackers formaram uma equipe trabalhando com inteligência artificial no MIT, Massachussets Institute of Technology, por volta de 1965. Até então, o nome hacker não tinha a conotação de criminoso.

Um hacker, até a década de 1980, era uma pessoa qualquer, que gostasse de mexer em computadores, principalmente para solucionar problemas. Porém, a palavra hack também é um verbo, e significa “cortar em pedaços” ou “picar com força” – ou seja, “cortando em pedaços” os sistemas operacionais dos outros.

Foi apenas depois do popular filme americano Jogos de Guerra, que estreou em 1983, que a palavra hacker ganhou esse significado mais negativo. O protagonista do filme, Matthew Broderick (de Curtindo a Vida Adoidado), é um hacker (no sentido positivo da palavra) de cerca de 16 anos, que gosta de brincar no seu computador… e às vezes, nos computadores dos outros.

Ele consegue mudar uma nota ruim da escola, através do computador, e até faz uma reserva para duas passagens a Paris – tudo ilegalmente, é claro. Tudo é relativamente inocente até que ele, sem querer, entra do sistema da Defesa Nacional dos Estados Unidos. Aí, o bicho pega.

Depois daquele filme (que serviu de inspiração para muitos futuros ciberpiratas), não teve mais volta: hacker ganhou esse significado de “alguém que quebra os sistemas de defesa dos outros computadores”.

Aplicação

1. (hacker) We need to protect our files from hackers. [Precisamos proteger nossos arquivos dos hackers.]
2. (hack – verbo: informática) The hacker managed to hack into our system. [O hacker conseguiu entrar no nosso sistema.]
3. (hack – verbo: uso geral) Cut your steak – don’t hack at it! [Corte seu bife – não o pique!]

Fonte: Inglês Made in Brasil, de Ron Martinez. Editora Campus. Compre na Livraria Disal.

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.