Transparent Inglês
Menu
Search

Fale inglês em 24 horas! Posted by on Jan 3, 2012 in Iniciante

Fica tranquilo, não é nenhuma propaganda de “aprenda inglês dormindo” ou algo do estilo Jack Bauer. Escolhi o título do post acima pois quando comecei a lecionar, aos 17 anos, esse era o slogan da escola. E também não era mentira: o método tinha 24 lições de uma hora e no final do curso você saía falando algumas frases bem úteis.

Bom, mas o propósito do post hoje é dar aquele boost em você, meu querido leitor, que começou o ano meio desanimado com seu inglês. Juro que hoje vou dar dicas super rápidas e práticas. Sim, aquelas que você certamente vai conseguir pôr em prática no seu corrido dia-a-dia.

Estude inglês todos os dias.
Sim, todos os dias, inclusive sábados, domingos, feriados e aquele dia que você acordou com aquela ressaca lascada e só quer ver Gatorade na frente. A constância e persistência são elementos chave para o seu sucesso. Quando digo estudar não me limito a você abrir o livro e fazer seu homework (embora isso seja de suma importância também).

Para mim, estudar pode ser assistir um pedaço de um filme com a legenda em inglês, ler aquele graded reader que seu teacher te emprestou, traduzir aquela música da Adele que você chora ao ouvir, etc.

Não exagere no tempo.
Quando começamos algo com muita animação queremos colocar o máximo de tempo possível, não é? Então, isso pode ser prejudicial pois você pode perder o ânimo. Se possível, estude em doses homeopáticas durante o dia, um pouco de cada vez. Releia aquele texto que você viu na aula ontem, ouça novamente o diálogo do exercício de listening que você não entendeu muito, leia o roteiro atrás do livro, etc.

Economize!
Sim, para estudar sempre rola uma grana e você pode usar o que tem de material para aprender, e um monte! Seu livro didático é uma fonte enorme de conteúdo, então estude-o completamente, refaça os exercícios. Você não precisa comprar novos livros ou materiais de áudio, a Internet está cheia de coisa GRÁTIS. Sabe aquele site, pequeno que tem uma dúzia de vídeos, o Youtube? Então, fonte inesgotável de conhecimento!

Acredite em você!
Pensa numa coisa: você conhece algum brasileiro que fala inglês fluente? Conhece, né? Então, se essa pessoa fala inglês fluente, você também pode falar, e fim de conversa! Sem desculpinhas como, “Ah, ele é professor!”, “Ah, ele trabalha com gringo o dia inteiro e pratica” ou “Ah, ele fez intercâmbio!”. Quem dá muitas desculpas fica bom só nisso: em dar desculpas!

Como diz uma amiga, “Firma o cavalo e vai à luta!”

Desejo que seu 2012 seja cheio de conhecimento e que seu inglês melhore, não só um pouco, mas muito e que isso te abra portas para sua vida pessoal e profissional!

Abraço grande!

Adir Ferreira

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Gil:

    Great tip Adir, and by the way, what fantastic markentig : “aprenda inglês dormindo” ou algo do estilo Jack Bauer. Escolhi o título do post acima pois quando comecei a lecionar, aos 17 anos, esse era o slogan da escola. E também não era mentira: o método tinha 24 lições de uma hora e no final do curso você saía falando algumas frases bem úteis.”

    clap clap fantastic

  2. Eduardo Souto:

    Admiro a capacidade que você tem de motivar as pessoas com suas palavras!

    Não que eu estivesse desmotivado para aprender inglês, mas, suas palavras deixaram minha chama interior do aprendizado do inglês ainda mais forte!

    Ontem eu vi uma postagem do blog do Denilso de Lima que também de certa forma me inspirou demais e gostaria de compartilhar com você e com todas as pessoas que lerem este comentário.

    “Aprender inglês é algo contínuo. Tem hora para começar, mas não tem hora para acabar.”

  3. Vera Abreu:

    Professor Adir,
    Com essas dicas não temos mais nenhuma desculpa para não enfrentar o desafio de estudar essse idioma.
    Muito obrigada.
    Um abraço.
    Vera Abreu

  4. Fernanda Vieira:

    Boa noite professor Adilson!
    Estou em Portugal. Decidi dar aulas de inglês extra escolares às minhas filhas de 09 e 11 anos, pois reparei que do que têm aprendido na escola, saíam vários atropelos tanto a nível de pronuncia como de gramática propriamente dita.
    Tentava corrigir, mas …. a professora diz que é asim!!! era a resposta. E pensei: NAÔ PODE SER!!! é da cabeça delas!!! Então, fui buscar os cadernos antigos que guardei estes anos todos, pois considero que a minha professora de então deveria ser muito boa, pois, estando connosco 3 anos, dividiu do seguinte modo: 1º ano = gramática gramática gramática 2º ano = interpretação de textos, ditados, vocabulário 3º ano = falar falar falar.
    Assim, quando estive em Inglaterra durante alguns meses, confesso: não acreditavam que eu não fosse inglesa! fiquei tão orgulhosa da minha professora 🙂 Agora fui buscar os caderninhos e mãos à obra! Claro que há que juntar as novas tecnoligias e vim logo à net buscar dicas. Adorei o seu blog!!! de certeza que me vai acompanhar durante este tempo. obrigada

  5. Leandro:

    eu tava meio q ficando preguiçoso por causa das ferias e talz mas ta na hora de tirar a bança da cadeira e voltar a luta denovo =]

    vlw adir vc é o melhor dos professores q eu tenho ;D

  6. HORACIO LEONI:

    Senhores. Fineza me informar qual é o método para a gente aprender a Falar (dialogar) em Inglês em 24 horas, pelo que lhes sou antecipadamente grato. Horácio Leoni.