Muitos leitores me escrevem e perguntam como podem melhorar sua pronúncia em inglês. Ao longo dos anos fui desenvolvendo algumas técnicas e macetes que me ajudam a incorporar a pronúncia de palavras novas e sedimentar as que me apresentam mais dificuldade. Vou compartilhar algumas dessas técnicas e dicas neste podcast.
Elemento chave para se ter uma ótima pronúncia: ouvir! Ouvir, ouvir e ouvir mais um pouco! Agora, deixe-me explicar como você pode aproveitar seu tempo de audição. Uma das coisas que eu aprendi foi que quando ouvimos algo que está muito fora do nosso nível, perdemos tempo. Por exemplo, se somos iniciantes, é perda de um tempo precioso sentarmos na frente da TV e ver noticiários da CNN ou assistir um filme sem legendas. Comece com algo mais simples, como os nossos podcasts ou até mesmo o áudio do livro didático com o qual você estuda. E não se contente em estar “mais ou menos bom”, seja excelente, ouça analiticamente, desafie-se na pronúncia de cada som!
Estude e aprenda os símbolos fonéticos. Sabe nos dicionários aqueles símbolos que vêm entre parênteses e que parecem outra língua? Então, são esses símbolos que você tem de aprender para poder usar seu dicionário (impresso ou online) com mais eficácia. Geralmente, os dicionários trazem exemplos de palavras que contêm o som de cada símbolo e com prática você vai dominar a leitura desses símbolos, ver em qual sílaba recai a entonação, etc.
Imite! Lembre-se de que o inglês não é o português com outras palavras e sua entonação também não é igual. Embora pareça ridículo para você falar com a mesma entonação de um nativo, é só assim que você vai conseguir a tão sonhada fluência na fala e vai melhorar sua pronúncia. Comece devagar e ouça atentamente aos nossos podcasts ou até mesmo a outros materiais de inglês que você tem disponíveis.
Sempre digo que falar outra língua é como ir à academia no primeiro dia. Você chega em casa todo dolorido pois fez movimentos com alguns músculos que não tinha feito ainda, então até que esses músculos se acostumem a tais movimentos pode demorar um pouco. O mesmo acontece com os músculos do seu rosto e com sua língua, que vão se aventurar a fazer sons que nunca fizeram mas que, com prática, chegamos a resultados muito bons.
Para fechar, lembre-se de que aperfeiçoar sua pronúncia requer prática e muita paciência. Se possível, trabalhe com um professor para te ajudar na correção. Não se contente em estar bom, chegue à excelência e faça a diferença! Bom, por hoje as dicas são essas. See you next time!
English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.
Comments:
Junior:
olá Adir sou iniciante, mas quero aprender
o inglês para eu conseguir um trabalho melhor me intende?
gostei muito por ter zelo em educar o proximo.
obrigado, que você seja recompensado de alguma forma
Comments:
Junior:
olá Adir sou iniciante, mas quero aprender
o inglês para eu conseguir um trabalho melhor me intende?
gostei muito por ter zelo em educar o proximo.
obrigado, que você seja recompensado de alguma forma
Horlando da Silva:
Gosto muito de inglês