Transparent Inglês
Menu
Search

Você acredita que pode falar inglês? Posted by on Jan 9, 2012 in Iniciante

Hey, there! How’s it going?

Hoje gostaria de conversar com você um pouquinho sobre suas crenças. Fui criado com a expressão “ver para crer”, que sempre me passou uma noção um tanto cética, e com o tempo e vivência hoje acredito no “crer para ver”. Sim, “crer para ver” é o que muita gente chama de fé, mas hoje vamos falar das crenças que temos quando vamos estudar um idioma.

Quando vamos fazer alguma coisa temos dois tipos de crenças: as limitantes e as crenças que nos fortalecem. As crenças limitantes são aquelas que te perseguem quando você vai aprender inglês e te impedem de dar o melhor de si. Tais crenças podem ser chamadas de “traumas” que temos ao aprender inglês. Eu tive uma aluna de inglês, já adulta, que sofria muito pois na quinta série a professora de inglês a tinha chamado de “burra”. Aos olhos de uma criança de 10, 11 anos, isso é devastador.

Uma outra crença limitante é que eu “nunca vou conseguir falar inglês fluentemente”. Essa aí faz parte do cotidiano de muita gente e quando acreditamos que não conseguimos, não conseguimos mesmo. Lembro de ter lido num livro de Joe Vitale a frase:

If someone has done it, I can do it too!

E isso é a mais pura verdade. Crescemos ouvindo frases estereotipadas como “os franceses são esnobes”, “os americanos são frios”, e coisas do tipo. A primeira coisa que temos que fazer é ter conhecimento de causa pois o relacionamento com um francês esnobe ou um americano não tão cordial não deve caracterizar todos da mesma nacionalidade. Tenho certeza de que você já encontrou um brasileiro com um comportamento não muito afável ou aquele cara no seu trabalho que é super esnobe, não é?

Acreditar que você consegue, sim, falar inglês fluentemente, é o primeiro passo. Exige, sim, muito estudo, pois nada vem de graça e certamente você não consegue aprender dormindo. Hoje em dia temos a cultura de que tudo vem mais fácil mas o aprendizado de qualquer coisa requer estudo, dedicação e consistência. Uma técnica muito interessante é alinhar seu corpo, seu fisiológico, antes de estudar inglês. Oh yeah! Faça um alongamento, mantenha a postura correta e quando você estiver estudando e der aquele soninho, levante-se, vá tomar uma água, alongue-se de novo e retome.

Tenha as crenças que te fortalecem, as empowering beliefs, na sua cabeça o dia inteiro, por mais difícil que seja. Certamente você já ficou frustrado por não ter entendido muita coisa naquele exercício de listening na sua aula. Agora eu te pergunto, “Você chegou em casa e ouviu novamente?”, “Tentou fazer de novo?”, “Tentou transcrever o texto?”. Seja responsável pelo seu aprendizado. Nenhum livro, escola, software ou professor pode aprender por você. Lembre-se, if anyone has done it, you can do it too!

Tenha uma ótima e produtiva semana e lembre-se de deixar seus comentários!

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. André:

    Excelente texto Adir, obrigado por nos animar sempre.

  2. Eduardo Souto:

    Adir, você é o tipo de pessoa que faz eu querer aprender cada vez mais e mais, e ensinar mais e mais e viver mais e mais.
    Cada dia que passa eu aprendo novas coisas importantes que tenho a certeza que levarei para o resto da minha vida, você é FODA Adir!

  3. Vivian:

    Adorei!!! Motivação é sempre bom e além de tudo esse texto foi muito bem escrito e num ótimo momento. Assim começamos o ano já planejando metas!
    Ótimo trabalho!!!

  4. David A. Bailey, Jr:

    Great motivational post Adir. I’ll share it on facebook to spread the word.

    I didn’t know you were writing for Transparent. You have much contact with Christopher? I haven’t heard much from him in a while.

  5. Um ser qualquer:

    Uma das coisas que mais me envergonha são os jovens brasileiros que adotaram a baixaria no linguajar. Como nosso colega aí de cima: “Você é foda”.

  6. Jeane:

    Muito bom o texto. obrigada pela motivação! Estou iniciando agora e estou recorrendo a internet, mais especificamente aeste site, para complementar meus estudos.
    Obrigada.