Em inglês, pit é “fossa”, e bull é “touro”.
A prática de usar cães em lutas data da Roma Antiga, mas foi na Inglaterra, durante o século XVIII, que o esporte decolou no mundo moderno. Foi banido em 1835, mas continuou sendo praticado clandestinamente. Ao mesmo tempo, os pobres da Inglaterra começaram a usar, por sua agilidade, cães da raça terrier para matar ratos. Essa prática levou à criação de uma raça de terriers mais ferozes e fortes. Os pobres não os usavam para combates, mas eles tinham o esporte deles, chamado ratting. Os donos dos terriers capturavam ratos, cavavam uma fossa e se reuniam para apostar no cão que mais mataria ratos.
Esses pobres da Inglaterra também começaram a fazer experi6encias com cruzamento de raças. Um dos cruzamentos foi o buldogue com o terrier, cujos filhotes foram chamados de bull-and-terrier. (Hoje em dia conhecido como o Staffordshire Bull Terrier.) Essa nova raça era mais compacta e, portanto, mais apta para o combate. Um outro aspecto interessante dessa criação era o comportamento do cão, que parecia se sentir mais à vontade com as pessoas. Ele reagis bem a comandos, permitindo uma participação maior dos donos na luta.
Com a ascensào da classe média, o esporte se tornou mais aceito nos lugares menos clandestinos, como as tavernas. Esses lugares mantinham áreas separadas para as lutas, inspiradas nas antigas fossas para ratting, e que foram chamadas de pits (fossas). Não demorou muito para a raça ser chamada de pit-dog. Na mesma época, nos Estados Unidos e no Canadá, os colonizadores vivam num ambiente de terra de ninguém. Era perigoso andar pela rua e alguns homens usavam um buldogue para sua proteção. Esse cães também começaram a ser usados para diversão, evoluindo para uma raça diferente, mais fácil e vigorosa.
Também estava chegando uma novidade no país, um cão da Inglaterra, o bull-and-terrier. A força da raça chamou a atenção dos americanos, que começaram a misturar as raças com seus buldogues turbinados, a fim de criar um supercão para proteção e esporte.
Havia um criador respeitado entre eles, chamado Bennett, que organizava lutas em fossas parecidas com aquelas das tavernas da Inglaterra; e o esporte tornou-se popular. Foi Bennet quem registrou o nome oficial da nova raça: American Pit Bull Terrier.
Fonte: Inglês Made in Brasil, de Ron Martinez (Editora Campus). Compre na Livraria Disal.