Transparent Inglês
Menu
Search

“O Segredo” para aprender inglês – segunda parte Posted by on Aug 14, 2012 in Iniciante

Ano passado escrevi um post aqui no blog com o título: “O Segredo” para aprender inglês. Fez sucesso e hoje retomo o assunto para contar para você sobre um outro “segredo” para aprender inglês (ou qualquer outra coisa): esforço (also known as “hard work”!).

Enquanto assistia a algumas transmissões das Olimpíadas de Londres fiquei pensando nesses atletas que dedicam uma vida inteira ao treino de um esporte. Sacrificam tempo com a família, amigos e até relacionamentos amorosos em nome de seu sonho. Ao vê-los na TV ficamos admirados com sua destreza, precisão e concentração.Certamente eles seguem uma dieta rígida, têm horários também rígidos e extenuantes de treinos e tudo isso culmina em sucesso no que fazem.

Tudo isso advém do bendito do esforço. Você pode nascer com o maior talento do mundo, mas se desperdiça-lo ou não usá-lo de forma eficaz não terá os resultados que teria. Vejo um exemplo com meu irmão mais velho, o Anderson. Desde pequeno ele teve talento para tocar violão. Aprendeu praticamente sozinho, tira as músicas de ouvido, coisas de músico mesmo. Vendo que um dos filhos tinha talento musical (para instrumentos), minha mãe decidiu investir no terceiro filho, eu, para fazer aulas de violão também.

Eu não tinha o talento do Anderson para tocar, mas gostava de cantar. Fiz as aulas por 3 anos, participei de um recital, mas não me dedicava ao tal do violão como deveria. Resultado: hoje não toco nenhuma música. As aulas foram muito boas pois conheci vários artistas da nossa MPB. Agora você me pergunta, “Adir, que isso tem a ver com inglês?”. E eu respondo: Tudo!

Não adianta ter facilidade para idiomas e não se organizar para estudar. Sim, estudar mesmo, pegar seu livro, áudio, caderno, gramática, dicionário, workbook e hit the books. Tenho um amigo, professor de Física, que era meu aluno e sempre me dizia: “Adir, inglês é igual a Física, tem que sentar, estudar, fazer exercício, decorar um monte de coisa”. Eu concordo com o Rodrigo, sem esforço não se chega a lugar algum. Todo mundo, com a dose certa de esforço, consegue aprender inglês e chegar a um nível decente. Você também!

Agora faça um exame de consciência e responda, para você mesmo, às seguintes perguntas.

Você estuda inglês pelo menos 20 minutos TODOS os dias?
Você faz os exercícios do workbook com atenção?
Antes da aula, você revisa o que foi trabalhado na aula anterior?
Você dá uma olhada no que vai ser trabalhado na próxima aula?
Você usa aquele CDzinho que vem no livro ou ele é “intocável”?

Nem preciso dizer quais são práticas boas e quais não são. Você consegue aprender inglês em escola, sozinho, com professor particular, e não precisa de muita grana pois hoje em dia o que não faltam são recursos (Youtube, internet, o blog de inglês da Transparent Language etc).

Faça um planejamento, otimize seu tempo e invista em quem merece: você!

See you next time!

 

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Gilson Junior:

    Dear Adir

    Eu sempre ouvi músicas em Inglês, não entendia quase nada,(claro gosto de RAP, só podia dar nisso mesmo). Porém há 1 ano e 8 mêses, decidi que iria APRENDER INGLÊS DE VERDADE. Baixei cursos “os clássicos que vêm com áudio”, assiti vídeo-aulas no YouTube, baixei apostilas, essas coisas.

    Não fui bem sucedido nesses materiais, muitos deles nem vi, e acredite tenho bastente material. Porém uma coisa que eu não falei é que gosto muito de seriados(principalmente de “seriados negros”).

    Pois é, comecei a assistí-los, e como eu já tinha um vocabulário razoavél e um ouvido mais ou menos bom para o Inglês devido aos anos em que eu escutei várias músicas e de vez en quando eu pegava um dicionário e sanava minha curiosidade em saber o que significava a “palavra que o cantor repetia tanto”, não ficou tão chato, pois algo já dava pra se entender.

    Well, passei a assistir essas séries todos os dias até que em certo ponto eu percebi que EU ACHAVA NORMAL TUDO (o jeito deles falarem, o estilo de vida e etc.) ou seja me sinto a vontade com o idioma, o que é muito importante.

    Não sou contra a gramática, muito pelo contrário, em muitas coisas ela me ajudou bastante! Somente não consigo passar muito tempo lendo, então consulto uma “once in a while”, o que ao meu é suficiente.

    RESULTADO: aprendi muito, e hoje escuto minhas músicas e entendo muito mais, além disso leio melhor. Também passei a prestar mais atenção no PORTUGUÊS. Minha pronúncia é legal, presto bastante atenção nos símbolos fonéticos e nos mínimos detalhes da pronúncia. Espero um dia ser fluênte.

    *By the way, eu acompanho todos os seus sites, adimiro o seu trabalho e queria lhe dizer que apesar de ser autodidata (selftought), posso dizer que você é um dos meus melhores professores kkk! Parabéns, e nunca mude sua forma de ensinar, ela é excelente!!!

    • Adir:

      @Gilson Junior Thanks for your comment, Gilson! I’m glad you enjoy the posts! =)