“O Segredo” para aprender inglês Posted by Adir on Feb 16, 2011 in Iniciante
Hello, there! How’s it going?
Você deve estar pensando: será que o Adir entrou na onda da Lei da Atração, O Segredo, esse tipo de coisa?
Agora explico: eu acredito que sim, atraimos coisas boas e ruins de acordo com o que estamos sentindo e temos de ter uma atitude bem mais light com a vida do que temos, por causa do stress, preocupações, etc. Também acredito que não devemos ser passivos nem vítimas de umas circunstâncias. Veja o que alguns alunos me relatavam há um tempo:
– Não consigo aprender inglês porque já estou velho demais.
– Não vou aprender inglês porque não tenho onde usá-lo.
– Minha pronúncia é terrível, não vou conseguir falar direito.
– Não falo nem português direito, será que vou aprender inglês?
– Americano fala muito rápido. É pra sabotar a gente? (Minha desculpa preferida!)
– A gramática é muito difícil e eles escrevem de um jeito e falam de outro.
Algumas dessas frases já passou pela sua cabeça? Se sim tenho de lhe dizer: quem dá muitas desculpas fica bom só nisso, em dar desculpas. Sabe qual é o grande segredo para você aprender inglês ou qualquer outra coisa: MOTIVAÇÃO! É isso mesmo, você precisa querer aprender, ter porquê aprender e então a coisa vai pra frente.
Contrariando o que muitas pessoas dizem, aprender inglês não é algo passivo, você não vai ouvir um áudio e esperar que os conceitos entrem automaticamente no seu sistema. Como estudante adulto, você é analítico, quer e precisa saber de onde vêm as coisas, saber os porquês e muitos métodos negligenciam isso. Agora, posso te dar minha receita para você aprender inglês ou qualquer outra coisa? Acredite em você e saiba que sim, você consegue aprender! Envolve esforço da sua parte? Sim, uma boa quantidade e tem que ser constante para ter bons resultados.
Pensa na primeira vez que você foi à academia. Sua intenção era aumentar seus bíceps, tríceps e queimar aquela gordurinha para ficar com tudo no lugar, não é? Você não teve que mudar seus hábitos alimentares e sua rotina para que seu esforço físico desse resultados mais satisfatórios? Aprender um outro idioma funciona da mesma forma; além de esforçar-se mais você tem de reorganizar seus hábitos e até mesmo renunciar algumas atividades para encaixar o estudo do inglês.
Quer um outro exemplo? Suponhamos que você queira passar num concurso. Você pega a bibliografia e vai estudar os tópicos listados lá, não vai? Você separa algumas horas do seu dia para concentrar-se no estudo de informações que lhe serão úteis na hora da prova e em desenvolver estratégia para fazer tal prova com mais eficácia. Faça isso também quando for estudar inglês e garanto que o resultado será extremamente positivo.
Vai por mim (Take it from me), eu aprendi inglês, espanhol e francês sem sair do Brasil, com muito esforço e dedicação. E tenho certeza de que você também consegue, pelo simples fato de estar lendo este texto agora. Para terminar, eu gostaria de saber como você estuda inglês e até talvez dar uma dica ou outra pra você melhorar seus hábitos de estudo. Deixe seu comentário aqui, ok?
See you next time!
Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.
About the Author: Adir
English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.
Comments:
paula:
adorei seu texto Adir. não vou mentir que essas desculpas nunca passaram pela minha cabeça elas sempre passam. sempre chega uma hora em que vem uma frustração e bang lá vem a desculpa. mas eu estou lutando com isso. comprei dois livros um com os basicos e um outro mais avançado, eu estou em um nivel legal no inglês, mas ainda cometo muitos erros o que me frustra,e quando vem esse momento down eu sempre penso “ptz, será que nunca vou melhorar isso? sempre cometo os mesmos erros isso nao deve ser normal” bom Adir mas isso não está mais me pondo tão pra baixo assim, estudo 50 min. por dia um livro e fiz amizade com uma mocinha que vive em londres e é apaixonada pelo nosso portugues, eu a ensino e ela me ajuda com as pronuncias pelo skype. detalhe eu estou aprendendo o ingles americano que é o que eu gosto e falo.
Thaisa:
Olá Adir!
admiro muito o seu trabalho e seu blog é muito bom 😀
Apesar de eu saber bem mais do que o básico ainda não adquiri fluência, talvez pela timidez, pois amo estudar inglês!e quando li no twitter esse título apelativo, sou curiosa e corri logo para ler a postagem,rs
eu estudo lendo, a maioria das vezes em voz alta; quando a palavra é nova, gosto de escrever e adoro fazer quiz, acredito que dá pra aprender bastante.Ouço música, mas não costumo traduzir, gosto de tentar entender o que dizem e depois ler a letra da musica.. desculpe se falei muito.
Lucrecia:
AAH SIM VERDADE ja li esse livro e isso é indicado par atodos os setores da nossa vida… afetiva, profissional etc…
Egan Freire:
Adir, Bom dia!!
Ficou muito bom esse seu comentario sobre o inglês, vou passar para varias pessoas que eu conheço. Seguinte..eu tenho aula de inglês duas vezes por semana, uma hora aula cada, faço meu exercicios no outro dias de manhã indo trabalhar e dou mais uma lida em casa a noite, o que vc sugere para melhorar os meus estudos e assim o resultado vim mais rapido?
Obs: Eu sou apaixonado pela lingua inglêsa, meu sonho é a fluencia.
Aguardo sua resposta.
See you later!
Egan Freire:
Só um detalhe, sou iniciante no idioma rs rs
Angélica:
Adir,
Conheço o site há apenas algumas semanas e já estou viciada nele… Baixei todos os podcasts disponíveis e tenho escutado a eles sempre que possível, mesmo em minhas atividades cotidianas.
Sua didática é muito eficiente e todas as suas dicas são de grande valia: agregam para o conhecimento acerca do idioma e também para a vida!
Parabéns pelo maravilhoso trabalho!!
Angélica:
Complementando o comentário acima, acabei me esquecendo de descrever a minha rotina de estudos. Atualmente não estou matriculada em nenhum curso de inglês; apenas tentando relembrar e aprofundar os conhecimentos adquiridos há quase 20 anos atrás, para tentar me matricular em um curso de mestrado, que exige proficiência em inglês.
Tenho alguns livros para me auxiliarem, tento ler revistas e livros em inglês (mas confesso que a compreensão está muito aquém do esperado) e acesso sites como o da Transparent e da BBC para melhorar o listening.
Como minha memória é visual, tento fazer anotações de tudo o que é novidade. Dedico uma ou duas horas, três vezes por semana para os estudos.
Se houver mais alguma dica que você possa compartilhar para otimizar os estudos, agradeço muitíssimo!
Adir:
@Angélica Oi Angélica, fico muitissimo feliz que os posts estejam ajudando seu estudo. Keep up the good work!
João Luiz:
Eu também acredito que a motivação é o mais importante para aprender qualquer coisa. Com um novo idioma a coisa não é diferente, além do mais existem diversas formas de aprender inglês atualmente.
Há aproximadamente uns 08 meses decidi que iria aprender inglês, mas as escolas cobram um valor relativamente caro pelo curso e pelo material. Então fui buscar alternativas na internet, foi ai que conheci este blog, e também outros que tenho na minha coleção de feeds RSS. ehehhe. Há também programas especializados em idiomas que ajudam bastante, mas como gosto de seriados comecei a assistir os legendados para treinar o listening.
Atualmente fiz uma avaliação em uma escola de inglês para ver o meu “nível” e fui encaixado como intermediário, sem nunca ter frequentado cursos somente taught-self.
Obrigado Adir.
Parabéns pelo blog.
Adir:
@João Luiz João Luiz, obrigado por compartilhar sua história! Fico feliz com sua visita! Come back any time!
Jean:
Acabei de conhecer este site e a primeira imprressao que tenho é que vai ser muito útil, desde já agradeço a toda equipe por manter o site, td de melhor pra vocês 😀
Segredo para Aprender Ingles:
não é a primeira vez que eu vejo alguém juntando esses dois temas
dá uma olhada nesse vídeo
http://effortlessenglishclub.com/member-videos
OBS: eh só o primeiro vídeo
Joshua Cashill:
I do take it from you, Adir! Aprender inglês não é nada passivo. Se eu posso usar a minha própria experiência que tive aprendendo português (alias, ainda não terminei esse processo!), você tem que buscar, analisar, processar, ordenar, categorizar, errar, reanalizar, reprocessar, reordenar, recategorizar e reerrar antes de aprender! É difícil? Sim. É impossível? De jeito nenhum. Esforço e dedicação são essenciais, além de um pouco de bom humor, um sorriso e álcool sempre ajuda para lubrificar o cérebro na hora de conversar com amigos em inglês. Practice makes perfect!
Aline Maurell:
Nossa , esse artigo era tudo que eu precisava ler , por que eu comecei a estudar o inglês por conta própria , por que não tenho confições de entrar no curso . Adir , eu estou aprendendo em casa , eu tneho muita força de vontade , mas eu posso falar fluente ? mesmo estudando em casa ?
Tatiane:
Hello Adir,
estou gostando muito do seu comentários e posts… são dicas e assuntos bem interessantes que nos ajudam aprender inglês…
estou tentando aprender inglês há algum tempo, confesso que não está fácil, mas vmos lá…
qual dica de como estudar? See you next post!!!
andrea:
Parece que este texto foi escrito para mim. Faz dois anos que estou tentando aprender inglês e as vezes parece que é impossível,mas como sou um pouco teimosa e apesar de usar algumas das desculpas mencionadas acima não desisti e não penso em desistir. Mas é muito difícil para mim pensar em inglês, por isso tenho muitas dificuldades para escrever e falar. Tenho a impressão de não conseguir assimilar e usar as regras apesar de saber que não pratico o tempo suficiente, isto me deixa muito desanimada. Mas como não sou de desistir fácil do quero sei que vou conseguir só espero que não demore muito.
Natália:
@andrea Oi!Meu nome é Natália Moreira eu tbm sou assim. Tenho as mesmas dificuldades que vc de pensar em ingles.Faço CNA hoje em dia, antes quando eu fazia SKILL no começinho tinha um pouquinho mais de dificuldades de entender o listening e usava umas das desculpas menconadas acima. Hoje eu estou indo para o avançado e falo muito bem, mais cometos erros ainda e tbm sou desanimada. Tenha fé q vc vai conseguir!!
Bjão
cris:
Eu cheguei nos EUA faz 2 meses, moro no hawaii agora. Eu assisto muita TV sem legenda, mais nao tenho amigos, e meu marido so fala em portugues comigo(apesar de ele ser fluente em ingles)
Comprei um curso com CD e exercicios, me matriculei no curso que comeca final de maarco. Na prova pra testar meu nivel fiquei em intermediario. Mais parece as vezes que eu leio e escrevo muito melhor que eu falo e intendo ouvindo. To ficando maluka com isso. As vezes eu choro de agonia. Queria falar fazer amigos, trabalhar mais parece que to limitada. Alguem tem alguma opniao??
Thanx
Francis Vieira:
ola…realmente essas desculpas faz parte do nosso dia-dia…eu tenho 29 anos e a mas ou menos uns 5 meses, o Inglês entrou nos meus planos e eu não consigo para de pensar em aprender o inglês, no momento não tenho muita condição de pagar um bom curso, mas o que eu posso fazer eu faço…escuto muito: Musicas, series, dialogo e muito mas e eu estou vendo que o Inglês aos poucos esta entrando no meu dia a dia. bom é isso, gostaria de saber se eu estou indo no ritmo certo. poderia me da uma dica..grato. God bless you
cristiane:
eu queria saber onde é o melhor lugar para se aprender ingles.eu nao sei nada da lingua e aqui na cinha cidade tem as escolas: wizard,cna,ccaa,peanuts,it works,fisk.obs:tenho 40 anos
THALIS:
otimo esse blog……bom eu já fui para australia para estudar inglês mas a crise acabou comigo,tive que voltar em 6 meses….estou 2 anos sem estudar inglês…sabe porque??? por medo de não conseguir acompanhar os alunos….fiz um teste em uma escola de inglês e me falaram que o meu nivel é intermediario,mas eu não me vejo com o intermediario para mim eu ainda estou no basico….oque vc acha que devo fazer???começar do basico ou tentar no intermediario??
ROBSON:
TENHO MUITA VONTADE DE APRENDER INGLÊS. REALMENTE AGENTE ACABA NOS PONDO MUITAS BARREIRAS. GOSTARIA DE SABER UM MÉTODO QUE CONSIGA LEVAR A DIANTE E APRENDER REALMENTE O INGLÊS, ALEM DE PODER APRENDER OUTROS IDIOMAS, COMO O ITALIANO.
PARABÉNS PELOS TEXTOS.
cida:
Eu sou muito lenta e tenho dificuldade de gravar palavras, frases então, nem se fala. estou a um ano tentando falar ingles, mas não consigo falar uma frase, leio bem, e canto bem, tem facilidade de pronunciar as palavras, mesmos as mais dificeis(aquelas com TH), meu grande problema é falar frases longas, não quero desistir, me dê uma dica para servir como aprender a memorizar.Grta.
Natália:
@cida Oi eu posso te ajudar!!
Tenta traduzir musicas atraves do vocabulário e ajunte com a gramática e vc conseguirá aprender mais rápido e falar frases longas. Bjo and good luck.
Edinaldo:
Concordo plenamente com você, mas fiquei muito desapontado quando um professor da escola cultura inglesa me disse que eu na faixa dos (40) iria demorar muito para aprende inglês,mas ele nem havia me perguntado se eu sabia um pouco ou estudava sozinho,então comecei a falar em inglês sobre algumas coisas que acho e pude perceber no rosto dele o espanto,apesar de ter ficado um pouco chateado e desanimado por aquele professor daquela escola, eu não desisto e estou indo muito bem estudando sozinho,mas gostaria muito de ter outra pessoa melhor que eu no inglês para praticar conversação.
Adir:
@Edinaldo Edinaldo, a escritora americana Louise Hay começou a escrever com quase 60 anos. Hoje ela tem mais de 80 e é uma das líderem em livros sobre desenvolvimento pessoal no mundo inteiro.
Nós temos talentos para certas atividades, que desenvolvemos com facilidade, e em oturas temos que nos aplicar mais, mas “se alguém já fez, eu também posso fazer”.
Obrigado pelo seu contato!
marlene lima:
como faco para aprender o ingles preciso muito para trabalhar
necessidade mesmo nao consigo falar nada me ajudem por favor estou aflita
Fernando:
Very good, seu comentário is bealtiful,
eu estudo inglês a quatro meses, sozinho (alone), uso de recursos da internet e o que você disse, muita força de vontade, me considero já no nível intermediário, pois já entendo falo escrevo em inglês fluentemente sem ficar traduzindo, é claro que tem palavras que pelo meu pouco tempo eu ainda não entendo, mas posso ter uma conversa formal com qualquer nativo de inglês, pela simples força de vontade…
see you too…
alane:
Bom,
I love it !
Eu tenho muita dificuldade no ingles quando se trata da pronúncia.Eu tenho o costume de escutar musicas e escrever a letra para que eu possa treinar…Mas,é dificil eu consegui pronunciar uma frase maior.Gostaria de uma ajuda sobre isso.
Thank you !!!
See you !
Keila:
Eu já tentei por varias vezes cursar inglês e até hoje não sei nada, hoje estou no basic 2 mas acho q passei do 1 pro 2 so pq nao faltei nas aulas pq muitas da minha sala sabem tanta coisa e eu não. falta realmente um pouco de esforço da minha parte mas mesmo assim não entra na minha mente essa lingua de doido rsrsrsr nas provas escritas eu sei o q é pra fazer mas nao sei escrever e na prova oral não consigo organizar meus pensamente pra sair correto. Eu estou impressionada com o Fernando que está aprendendo sozinho, qual é a magica??
Douglas:
What’s up peoples my name is douglas and I learned graces of god learned alone… Tem 1 ano e 1 mes leio e escrevo.. Um pouco nao falo muito bem, e compreendo mais ou menos rsrs.. Mas to no caminho certo tenho certeza! Nao pretendo parar por aqui,
fernanda:
Eu começei um curso de ingles a 3 anos e meio e falta apenas 1 ano e meio para terminar,mas estou com muita dificuldade pois nao aprendi bem algumas coisas e agora estou no avançado,O que devo fazer .
Andre:
Bom dia, realmente nunca gostei da língua inglesa, acho que deve ser pela dificuldade de aprender, pois eu ja tentei fazer alguns cursos mas sempre acabei desistindo, devido a dificuldade de aprendizagem. Mas hoje me vi na obrigação de aprender pois vou fazer concursos púbicos e umas das exigências de alguns editas é sobre a língua inglesa, porem eu seu que a exigência cobrada em concursos é diferente da aprendida em cursos, pois no concurso cobram mais, interpretação de textos, com palavras e vocabulários retirado do textos, substituição de adjetivos por sinônimos sem mudar o estilo da frase, etc… . Alguém poderia em dar umas dicas como focar em um bom estudo de inglês em pouco tempo para concursos, como estudar em pouco tempo para pelo menos poder resolver 50% das questões de concurso de uma prova.
Aguardo o apoio de vc´s, meu e-mail : grell1979@gmail.com
maickon:
eu estudo em casa! custumo pegar o dicionario e repetir frases,mais como posso me adaptar com o ingles?ver filmes em ingles sem legenda dá resultado?
marcella:
Adir boa noite!
Eu encontrei varios jeitos de estudar mas estou sem vontade, e não entendo eu quero falar inglês eu penso no futuro e imagino que posso estar fluente no inglês mas na hora de estudar eu tenho vontade mas travo na hora de estudar ou melhor eu sei o que me falta, o que me falta é fazer um esforço a mais e lutar por isso.
Douglas:
Valeu muito eu ter lido essa sua matéria. Já sou hiper-mega-ultra-blaster motivado e vendo seu ponto de vista a respeito de estudar inglês fico mais e mais contente por ser um English learner. Thanks
Take care!
Isabela:
Oi, faço Inglês a 2 anos no CNA, mas eu não falo bem, as vezes consigo entender o que a professora fala , mas tem coisa que nao :/ faço as lições de casa que são passadas, mas não estudo na semana, vou a aula depois faço a tarefa e acabou.. pq acabo ficando cansada para estudar inglês e tbm as matérias da escola..
cida:
uma injeção de ânimo…muito bom!! obrigada!
cida
Aline:
Nunca me adaptei com escolas comuns, acho que cada pessoa leva um tempo p/ aprender e eu sempre ficava “boiando” nas aulas. Já estudei com prof. particular e agora encontrei uma escola que eu mesmo faço meus horários. Chego, faço minhas lições, tiro minhas dúvidas e vou embora. Meu maior problema é que morro de vergonha de falar em inglês, principalmente pelo fato de que todos meus amigos, meu namorado, são fluentes no inglês… então me sinto péssima e travo mesmo.
Natália:
@Aline Eu tbm sou assim, não se desanime eu tbm não falo muito bem, mais eu estudo. Procure estudar traduzindo musicas e grifa as palavras q vc nunca viu e logo após estude a gramática que vc não adquiriu 100 por cento.
Francisco sousa:
Muito bom o seu texto, acredito e concordo plenamente com você, eu não sei nada, de inglês, mas garanto que não vou passar 5 cinco para poder falar inglês fluente como muito dizem… será que podes me ajuadr??
Fernanda:
Eu amo inglês,falar inglês fluentemente é meu grande sonho,eu luto para falar inglês desde dois anos,mas ainda me acho fraca,pois tenho um amigo nos Estados Unidos,e quando falamos,eu ainda não consigo entende-lo tão bem,fico com muitas dúvidas,além disso,sinto que meu esforço não está me fazendo avançar,mas não pretendo desistir,vou conseguir falar inglês tão bem quanto um nativo.Por favor me digam alguma coisa que possa me ajudar,eu quero tanto realizar esse sonho! please help me 🙂
Vívian:
eu queria assim um site q me ensine tudo de lingua inglesa por favor me ajudem
Matheus:
Não sei como estudar inglês estou fazendo curso mas eu não acho um jeito divertido de aprender eu não consigo quando eu tento ler algum texto eu fico engasgando porque não sei as palavras é orrivel preciso de algum jeito legal e divertido de aprender ou sei lá é muito dificil :/
THIAGO:
adir é isto mesmo que acontece comigo e com muitas outras pessoas que tbm querem aprender ingles,nos mesmos construimos uma barreira que na vida real seria o nosso comodismo.Depois deste texto irei dar meu melhor. Brigado pela força
Thalia:
Oi, Adir, eu faço curso de inglês desde os 9 anos, e tenho 15, e estou para terminar o meu curso de inglês no meio do ano que vem, e o problema é que eu não sei falar fluentemente, tipo, eu leio muito bem, mais falta muito vocabulário para mim, ás vezes eu vou falar algo e vejo eu não sei como falar tal palavra! E também eu tenho muita vergonha, e dificuldade de entender o que as pessoas estão falando! Por favor, me ajuda, eu gosto de inglês e quero muito falar fluentemente, mais eu não consigo =/
LALA:
ADOREI O SEU TEXTO!!!!!
ME AJUDOU
Diego:
Eu gosto muito do trabalho do professor Adir!
Não sou um especialista sobre o assunto, não vou escrever muito.
Algo que trago comigo é o seguinte: ralação, muito estudo. É assim que as coisas começam a acontecer. A vontade do aluno é centro da questão. Se você quer, façar acontecer. Aprender Inglês é realmente demorado. Existe começo, meio (talvez), mas fim, isso eu tenho certeza que não. Sempre haverá algo novo que não conhecemos dentro do idioma.
Eu nunca desisto. Sei que vou chegar em um nível de inglês muito bom e continuar estudando.
Abs.
Adir:
@Diego É isso aí, Diego! Tem que ter ralação mesmo, ninguém aprende nada nem fica excelente em algo dormindo!
Obrigado pela visita!!!
Daniele:
Olá Adir, me chamo Daniele.
Adorei ler seu artigo, foi incrível para mim, abriu caminhos em minha mente, transformando a vontade em fé.
Eu estudo Inglês, Espanhol e Italiano em casa pelo site, http://www.busuu.com achei por acaso na net e eu sempre quiz aprender inglês, então começei a estudar tiro todo dia 1 hora para estudar e já faz 3 anos e meio que estudo pela net sozinha. Eu falo melhor Espanhol, o Italiano pouco, o Inglês estou me dedicando mais. Thanks my dear… Kiss…Goodbye!
Adriana:
Adir, Tudo bem?
Tenho 38 anos, sempre estudei ingles, mas nun a morei num pais anglofone, agora estou tendo a oportunidade de morar em Londres, depois de ter morado na Franca durante 8 anos.
Estou preocupada pois aprender ingles agora esta mais dificil, hoje li um livrinho infantil e nao entendi nada, estou muito preocupada, como vc faz pra se concentrar e ter uma rotina de Estado eficaz?
Grata,
Adriana
Adir:
@Adriana Adriana, acredito que o fator principal é a persistência, um pouco a cada dia, tipo a filosofia Kaizen. =)
Adriana:
Obrigada! Vou acreditar forte…
edgar:
Já tentei cursos presenciais, professor particular, online, decorar, de tudo. Não dá certo, Não sei como estudar esta língua.
André Milke:
Boa tarde Adir,
Eu venho lendo bastante sobre aprendizado de idiomas e muitos dizem que o listening é a parte mais importante para adquirir fluência ao falar. Então eu foco bastante no listening, minha compreensão oral melhorou bastante. Minha rotina é a seguinte, pela manhã reviso alguns flashcards do Mosalingua e estudo outros cinco flashcards. Reviso meu anki todos os dias pela manhã, com cards com frases do duolingo, e estudo outras cinco palavras. Estudo no Duolingo, todos os dias no intervalo do almoço (em torno de uma hora) e cada frase que erro, coloco num baralho do Anki (aquele que reviso toda a manhã). Ao final da tarde, quando chego em casa, ouço os podcasts da ESL, Daily Easy English e Global News da BBC. (Em torno de uma hora, as vezes ouço alguns deles no caminho de casa o que diminui o meu estudo em casa). Antes de dormir, reviso os flashcards do Mosalingua e estudo outros 5 cards. Também faço curso de inglês regulamentar na empresa, as sextas-feiras. Tenho feito isto há uns 6 meses e acredito que estou melhorando bastante. Vou começar a fazer uma vez por semana, aula no iTalki.
Um abraço
tiago:
Confesso que fiquei muito satisfeito com seu cometário e isentivo parabéns me animei mais ainda obrigado !!!!
Rogerio:
Ola Adir tudo bem estou precisando de sua ajuda. ..?
flavia:
estudo ingles 6 dias por semana, 2 ouvindo, 2 pronunciando, dois pronuncia e exercicios e os outros 2 pronuncia e ditado, mesmo assim fico perdida nas aulas e não entendo o que o professor diz, me ajude por favor estou pensando em iniciar tudo novamente.