Hey, there! How’s it going?
Meu post sobre o caso possessivo (‘s) em inglês repercutiu bem e uma amiga que mora na Califórnia, a Ana Beatriz Stephany, resolveu compartilhar conosco uma história que acontece com ela lá.
O Caso Possessivo
Depois de ter lido um dos artigos do Adir Ferreira, achei bem legal compartilhar uma história com vocês.
Eu sou brasileira, ex-professora de inglês e moro na California há 14 anos. Eu me envolvi muito com o artesanato americano há quase 10 anos. Fazemos um trabalho bem legal com uma madeira chamada redwood, cuja árvore só nasce na California e nosso negócio se chama California Redwood Signs. Personalizamos seu nome em placas, feitas à mão-livre, na hora. Isso em inglês se chama carving. O pessoal adora assistir pois aqui é muito comum as pessoas quererem seu sobrenome numa placa de madeira na frente da casa.
E um caso que me intriga é o tal do apostrofo. Quando pluralizamos o nome próprio, devemos gravar nas placas “The Millers” ou “The Johnsons” (quando nos referimos à familia Johnson). A maioria das pessoas se confunde com o caso possessivo (“The Miller’s, por exemplo). E assim tento explicar a cada freguês as regras de gramática cada vez que isso acontece. Como nós, os americanos também se confundem com o inglês (regras de gramática, ao escrever e até às vezes, com a pronúncia).
Um dia desses uma freguesa me disse: “Quero tal modelo, escrito ‘The Hunter’s. Eu, educamente, expliquei que nesse caso, somente colocaria o “s”, sem apóstrofo. Ela teimava e dizia que ficaria muito estranho só com “s”. Ela perguntava, “Mas por que você colocou ali “John’s Bar”? E por que isso? E aquilo? Eu quero o apóstrofo…..” E entao, contra minha vontade e fúria de uma professora de inglês, sorrindo, coloquei errado mesmo. Pois customer service esta em primeiro lugar. O freguês tem sempre razão (ou acha que tem!)
Comments:
Caio:
Fica Fácil sair dessa, basta escrever na placa The Hunter’s Home! rsrsrsr
Ana B Stephany:
Boa, Caio! Mas dessa forma Hunter’s Home seria singular….A challenge for you: Como ficaria o plural possessivo?
Alisson:
Bom desafio Ana! Acredito que ficaria: “Hunters’ Home”. acertei?
Wellington:
Não… ficaria simplesmente Hunters home, pois qdo o subst. termina em s não é necessário o apóstrofo p indicar o caso genitivo ou possessivo…