Hey, there! What’s up?
Hoje minha dica de aprendizado vai falar sobre a consistência. Estou falando de consistência que vem da ideia de algo ser constante, que expressa persistência e que acontece regularmente.
Já tive vários alunos de ensino médio que se matavam de estudar no terceiro ano para prestar o vestibular e mantinham uma rotina intensa de estudos somente no último ano. Nós, seus professores, falávamos: “Meninada, comecem a estudar já no primeiro ano para ir sedimentando conhecimentos e quando chegar no terceiro, fazemos a revisão.” É claro que com 15 anos não temos maturidade nem visão para assuntos de assunto pois queremos só ser adolescentes.
Aprender uma língua é a mesma coisa: muitos de vocês já devem ter tido a urgência de aprender uma língua, ou até mesmo dar aquele upgrade num período curto de tempo; e você também já deve ter visto que não é possível ter resultados interessantes fazendo as coisas com pressa.
Por isso, aprenda um pouco a cada dia. Lembra do velho ditado, “Lição dada, licão estudada”? Pois é, isso sempre foi verdade e bastam 15 minutos por dia (no mínimo) para manter seu inglês em dia. Veja um exemplo: se você está fazendo um curso numa escola, sua aula de 1 hora e meia vai cobrir umas 2 páginas do seu livro, provavelmente. Não é muito mais fácil você, antes da aula, prever o que vai ser dado? Não compensa ir muito mais preparado e assim prestar mais atenção à pronúncia do seu professor?
O mesmo é válido para quando acaba a aula. Seu teacher deu 4 exercícios de homework e você realmente vai querer fazê-los meia hora antes da próxima aula? Cadê sua responsabilidade como aluno? “Mas, Adir, eu não tenho tempo e bla bla bla”. Aprendi uma coisa: quem dá muitas desculpas fica bom só nisso, em dar desculpas.
Reserve 15 minutos (no mínimo) do seu dia para revisão. Sim, inclusive sábados e domingos. Você só tem a ganhar e verá como decorar aquele diálogo e refazer seu exercício de listening vão compensar, e muito! Seja responsável pelo seu próprio aprendizado e lembre-se de que seu professor é um grande aliado no seu aprendizado, mas quem realmente faz o trabajo duro de aprender é você, ninguém mais.
Por hoje é só! Nos vemos amanhã!