Transparent Inglês
Menu
Search

Dica de aprendizado: a Consistência Posted by on Aug 22, 2011 in Iniciante

Hey, there! What’s up?

Hoje minha dica de aprendizado vai falar sobre a consistência. Estou falando de consistência que vem da ideia de algo ser constante, que expressa persistência e que acontece regularmente.

Já tive vários alunos de ensino médio que se matavam de estudar no terceiro ano para prestar o vestibular e mantinham uma rotina intensa de estudos somente no último ano. Nós, seus professores, falávamos: “Meninada, comecem a estudar já no primeiro ano para ir sedimentando conhecimentos e quando chegar no terceiro, fazemos a revisão.” É claro que com 15 anos não temos maturidade nem visão para assuntos de assunto pois queremos só ser adolescentes.

Aprender uma língua é a mesma coisa: muitos de vocês já devem ter tido a urgência de aprender uma língua, ou até mesmo dar aquele upgrade num período curto de tempo; e você também já deve ter visto que não é possível ter resultados interessantes fazendo as coisas com pressa.

Por isso, aprenda um pouco a cada dia. Lembra do velho ditado, “Lição dada, licão estudada”? Pois é, isso sempre foi verdade e bastam 15 minutos por dia (no mínimo) para manter seu inglês em dia. Veja um exemplo: se você está fazendo um curso numa escola, sua aula de 1 hora e meia vai cobrir umas 2 páginas do seu livro, provavelmente. Não é muito mais fácil você, antes da aula, prever o que vai ser dado? Não compensa ir muito mais preparado e assim prestar mais atenção à pronúncia do seu professor?

O mesmo é válido para quando acaba a aula. Seu teacher deu 4 exercícios de homework e você realmente vai querer fazê-los meia hora antes da próxima aula? Cadê sua responsabilidade como aluno? “Mas, Adir, eu não tenho tempo e bla bla bla”. Aprendi uma coisa: quem dá muitas desculpas fica bom só nisso, em dar desculpas.

Reserve 15 minutos (no mínimo) do seu dia para revisão. Sim, inclusive sábados e domingos. Você só tem a ganhar e verá como decorar aquele diálogo e refazer seu exercício de listening vão compensar, e muito! Seja responsável pelo seu próprio aprendizado e lembre-se de que seu professor é um grande aliado no seu aprendizado, mas quem realmente faz o trabajo duro de aprender é você, ninguém mais.

Por hoje é só! Nos vemos amanhã!

Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.