Muitas pessoas chegam até mim e dizem: “Adir, acho que a única maneira de eu aprender inglês vai ser passar uma temporada num país de língua inglesa, porque aí vou ser obrigado a pensar e fazer tudo em inglês.”
Porém, para muita gente, tal imersão pode não ser acessível a muitas pessoas mas hoje vou lhe dar uma alternativa: viva o inglês! Exatamente, viva o inglês! Faça sua própria imersão. Como? Há várias atitudes do cotidiano que você pode usar para incorporar o inglês na sua vida. Veja algumas:
Mude o idioma do menu do seu celular para inglês.
Mude o idioma da sua página de Facebook e Twitter para inglês.
Configure a página inicial do seu navegador para uma página de notícias em inglês. Fiz isso com a página do Yahoo em francês e estou sempre lendo uma notícia ou outra em francês. Uma das vantagens é que você está em contato com a língua e ainda fica sabendo de assuntos locais aos quais não teria acesso.
Rotule os objetos da sua casa em inglês. Coloque etiquetas por toda a sua casa (e não se importe com o que vão dizer) com o nome dos objetos tipo “parede”, “armário”, “liquidificador”, etc.
Faça um diário em inglês. Sabe aquele de menina adolescente? Então, escreva o que você fez no seu dia, coloque as emoções que você sentiu, escreva o que você vai fazer amanhã. Dessa maneira você pratica seu vocabulário, seus tempos verbais, etc. Não se preocupe se a gramática está certa ou errada, ninguém vai corrigir isso, é realmente para praticar.
Se você tiver graded readers em casa (aqueles livros em inglês bem facinho que vêm com CD?) releia um capítulo e ouça o CD várias vezes.
Sua exposição à língua é o que vai lhe ajudar na sua contínua caminhada para o aprendizado da língua inglesa, ou qualquer outra atividade que você se propuser a fazer.
Tenha um ótimo dia!
Comments:
Danilo:
Great post! That’s it I’m doing for 4 years, and I can tell all of you: “It works!”.
I’ll share this post in my Twitter and Facebook!
Adir, Keep up your great work!