Transparent Inglês
Menu
Search

Dica de aprendizado: a disciplina Posted by on Sep 19, 2011 in Iniciante

Hi, there!

É incrível a quantidade de vezes que as pessoas vêm até mim pedindo conselhos de como aprender melhor. A última foi sexta-feira passada quando eu estava na festa de aniversário de uma amiga. Um amigo em comum começou a conversar e começou a dizer que já estudava inglês há três anos mas que queria “acelerar” o processo, etc.

Perguntei a ele quanto tempo por dia ele dedicava ao estudo do inglês e ele disse: “Olha, eu faço os exercícios do workbook certinho mas preciso de um plano para estudar todos os dias.” E daí ele continuou com a lamúria de que não consegue se organizar, que está perdendo tempo, que a vida está passando, etc.

Realmente, todos precisamos de um plano para seguir e estudar corretamente. Falei para ele que ele poderia aproveitar o material que já tinha pois o livro que usava tinha um bom respaldo online com atividades extra, vídeos, exercícios de repetição, entre outras coisas. Foi aí que ele me disse: “Mas Adir, o que me falta é disciplina.”

Ele tocou num ponto extremamente importante quando vamos fazer qualquer atividade na vida: disciplina. Como ele estava beating himself up (se criticando duramente), dizendo que o professor era ótimo e que a culpa pela falta de sucesso era somente dele eu lhe disse: “Veja só, na nossa vida, fazemos escolhas. Você escolhe não estudar regularmente. Você escolhe levantar cedo e ir trabalhar, pois se não for, haverá consequências. Quando você escolher estudar todos os dias e tornar isso um hábito, tudo vai melhorar.”

Ele me olhou, meio perplexo, pois estava acostumado a se vitimizar e não tomar responsabilidade. E é isso que eu acredito: quando nos tornamos vítimas e damos desculpas como

Não tenho tempo.
Inglês é muito difícil.
Material custa muito caro.
Não consigo estudar sozinho.

delegamos a responsabilidade do nosso aprendizado a outras pessoas. E foi esse o problema desse meu amigo: não assumir que a responsabilidade é dele, pois fora da aula é ele quem tem que se organizar pois uma entrevista para um novo emprego dependia do inglês, pois ele tinha o perfil e todas os outros requisitos para se dar bem.

Disciplina é uma virtude que desenvolvemos e advém da nossa responsabilidade, a prioridade que damos a certas coisas. Então, de agora em diante, em vez de reclamar e dar desculpas (pois quem dá muita desculpa fica bom somente nisso, em dar desculpas), tome responsabilidade e veja que seu aprendizado depende 99% de você. Isso mesmo, então arregace as mangas, organize-se e prepare-se para ter sucesso!

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Rafael:

    Com certeza! A disciplina é fundamental em qualquer aprendizado.

    Ah mais ou menos uns 9 meses atrás, eu costumava dar essas mesmas desculpas e sempre adiando meu aprendizado para quando eu me matriculasse em alguma instituição de ensino.

    Depois de alguns trancos e barrancos, resolvi ser autodidata no aprendizado da língua inglesa.

    No começo foi um pouco dificil, muita preguiça de ler, falta de motivação, entre outras coisas. Mas depois peguei o gosto pela leitura, pela língua e mergulhei de cabeça.

    Hoje posso dizer que aprendi e continuo aprendendo muito todos os dias, por te uma disciplina rigorosa para com meu aprendizado.

    Belo post. Parabens.

    Rafael Munhoz

  2. Eduardo Souto:

    Cara, seus posts são muito sábios!

    Sabe que a organização na hora dos estudos é algo essencial, eu por exemplo, tenho todo um plano para não deixar uma coisa chata estudar, por exemplo, cada dia da semana trabalho um item do meu objetivo, trabalho com atividades diferentes, livros diferentes e até mesmo prático com pessoas de outros países!

    Seu aprendizado depende 99% de você e sua força de vontade!