Transparent Inglês
Menu
Search

Como melhorar sua pronúncia em inglês Posted by on Oct 27, 2011 in Iniciante

Hey, how’s it going?

Certa vez um colega de trabalho me disse que eu era perfeccionista, que gostava de fazer tudo certinho e “do meu jeito”. Bom, achei aquilo bom e ruim ao mesmo tempo pois ele indicava claramente que eu não era muito “team worker”! Anyway, ele estava certo na parte de ser perfeccionista e também me ajudou a ser mais “team worker”.

Muitas vezes nosso orgulho, nossa vaidade, nos impedem de seguir os passos de quem já fez algo e teve sucesso, somente por querer fazer as coisas do nosso jeito. E o mesmo acontece quando vamos estudar pronúncia em inglês. Já ouvi dezenas de alunos dizerem, “Ah, Adir, não vou falar igual o cara do áudio não, vou falar do meu jeito, se não me entenderem, paciência.”

E agora eu vou dizer para você, meu querido leitor do blog da Transparent Language Brasil, essas dezenas de alunos estavam errados. Sim, redondamente. Por quê? Porque, sim, temos de imitar os nativos para atingir um nível de fluência e exatidão para sermos excelentes, não somente bons. Está cheio de gente boa por aí, de gente ótima, escasso.

Veja o que fez um fulano chamado Benjamin Franklin, citado no livro Desafiando o Talento, de Geoff Colvin. Franklin pegava um artigo de uma fonte de respeito (revistas, jornais, etc.) e analisava detalhadamente como tal artigo fora escrito; anotava coisas como combinações de palavras, pontuação, argumentos, etc. Ele então guardava esse artigo e se esquecia dele por um tempo.

Ele pegava suas notas e tentava reconstruir o artigo e verificava com o original para ver o que ainda precisava de melhora. E você pode usar esse mesmo método para melhorar a sua pronúncia. E não vai custar nada!

Você certamente tem acesso à Internet, Youtube, ou tem até aquele livro que você usou (ou usa) no seu curso de inglês que traz aquele CDzinho que você (provavelmente) nunca usou. Pega o roteiro do áudio, que vem atrás do livro, e você pode trabalhar da seguinte forma:

Tome nota dos seguintes pontos:

– Quais sílabas ou palavras o locutor enfatiza?
– E as contrações?
– Ele sobe a voz no final das perguntas ou baixa?
– Ele junta algumas palavras? Quais?
– Como ele pronuncia o final -ed dos verbos no passado?
– Ele usa contrações como gonna, wanna, gotta ou fala going to, want to e have got to?
– Há alguma palavra que ele fala tão rápido que você quase não consegue ouvir?
– Alguma palavra tem a pronúncia diferente do que você esperava?
– Como o “t” é pronunciado?

Ouça o diálogo, parágrafo, texto, várias vezes para analisá-lo bem. Faça as coisas no seu tempo, estudar deve ser algo divertido, prazeroso. Depois, retome o texto e tente lê-lo usando suas anotações. Ouça-o novamente e fique EXCELENTE nele. Lembre-se de que aprender um idioma é um processo ativo que requer, sim, muito trabalho. Nada vem por osmose, acredite!

Tenha uma ótima e produtiva quinta-feira!

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Thaisa:

    Amei a dica Adir, eu estou começando a perceber as diferentes pronuncias e vejo que eu falava errado,rs é bem complicado porque algumas palavras tem a mesma pronuncia, só estudando mesmo pra notar e saber contextualizar!