Transparent Inglês
Menu
Search

Dica de aprendizado: As Listas Posted by on Oct 31, 2011 in Iniciante

Bom dia!

Em primeiro lugar quero te desejar uma ótima e produtiva semana!

Falando em produtividade, como tenho vários projetos acontecendo ao mesmo tempo (e-books, blogs, canto, treinamentos, etc.) muitas vezes me deparei com uma dificuldade: como dar conta deles ao mesmo tempo. Foi por isso que comecei a usar um método de usar listas.

Por exemplo, se estou escrevendo um e-book de inglês e outro de francês, determino uma certa quantidade de tempo para cada um, geralmente 45 minutos, e trabalho neles sem parar e sem distração. Pode tocar telefone, celular, alguém chamar na porta, não paro. Também deixo Skype e Msn desligados durante esse tempo, para não ter a distração de ver alguém ficar online e puxar papo.

Você pode fazer isso com seu aprendizado de inglês. Vou dar algumas dicas.

– Suponhamos que você seja um aluno iniciante e queira dominar os verbos irregulares que seu livro traz. Coloque isso numa lista, estude cinco verbos por dia, durante 10 minutos. Fique EXCELENTE nesses verbos, tanto na fala, quanto na escrita e tradução. Inclua esse hábito: fique EXCELENTE, não somente bom.

– Você já é um aluno do nível intermediário e quer melhorar seu listening. Você assinou um podcast por um preço bom e tem uma infinidade de recursos lá. Reserve 40 minutos do seu dia para ouvir o podcast, fazer os exercícios que o pdf traz, ouça novamente, pare, anote dúvidas, leve para o seu professor. Anote isso como uma coisa a ser feita todos os dias, inclusive sábados e domingos.

– Você chegou ao nível avançado e quer melhorar seu vocabulário. Seu professor sugeriu que você pegasse um livro da biblioteca da escola, um graded reader de nível 6. Reserve no mínimo 40 minutos do seu dia para a leitura do livro. E uma leitura completa, analítica. Pare, releia, anote palavras novas, como elas são usadas no texto. Não tenha pressa. Coloque tal atividade numa lista diária, para você não se esquecer.

Lembre-se de que a constância e a persistência são grandes aliados. Sempre que você pensar em desistir, continue. Isso vai te dar uma nova injeção de energia e você vai progredindo a cada dia. Quando vemos uma lista de atividades todas com um tique nos dá grande sentido de satisfação.

Para terminar, vou dar a dica da The Pomodoro Technique para aumentar sua produtividade (in English!):

  • Choose a task to be accomplished
  • Set the Pomodoro to 25 minutes (the Pomodoro is the timer)
  • Work on the task until the Pomodoro rings, then put a check on your sheet of paper
  • Take a short break (5 minutes is OK)
  • Every 4 Pomodoros take a longer break

No site você pode baixar o e-book gratuitamente e também vários outros recursos grátis. Clique aqui para acessar o site da The Pomodoro Technique.

Espero que a dica de hoje contribua para que você melhore ainda mais seu inglês ou qualquer outra atividade que você se proponha a fazer.

Gotta go now! Take care and have a great one!

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Vivi:

    Good tip! Thanks!

  2. Alex:

    É verdade. Eu no comerço sempre dizia que queria aprender, mas sempre enrola-va, lia uma coisinha ali, outra ali, um dia sim, oito não, enfim, uma desorganização total. Até que ouvi uma dica de um professor que me disse que sem disciplina nunca teria motivação ou exito para aprender inglês. Hoje sempre escuto um podcast durante o trabalho (repetindo o pod 50 vezes até assimilar todo o podecast na minha memória); na hora do almoço treino tradução com musicas; e a noite leio matérias como essa. Minha motivação está lá em cima e eu progredi bastante.