Hey, there!
Escrevi um artigo para o English Experts com algumas técnicas para ensinar inglês para crianças nas escolas. Na época eu trabalhava na rede municipal aqui em Bebedouro (SP) e tinha basicamente 8 salas com crianças de 7 a 11 anos.
Como eles só tinham uma aula por semana eu tentava fazer o máximo para que as aulas tivessem sequência, conteúdo e fossem relevantes para a meninada.
Na mesma época meu sobrinho Leonardo tinha 2 anos e passava boa parte do dia dele na minha casa, pois seus pais trabalhavam e ele não tinha com quem ficar. Como dizem, “casa de ferreiro, espeto de pau” fui ensinar-lhe espanhol. Sim! Em vez de inglês, espanhol! (Terei minhas razões, acredite!)
O dia sempre começava comigo dando bom dia em espanhol, dizendo quais eram os nomes das comidas em espanhol e colocando desenhos com a dublagem em espanhol. O interessante é que durante os desenhos ele interagia, entendia a mensagem e (raramente) repetia algo que estava sendo dito.
Foi passando o tempo e a comunicação em espanhol foi se tornando mais fluente, ele foi entendendo mais coisas que eu dizia e reagia a comandos como “Leva esta chave para o seu avô!” Hoje vejo que a chave para que ele aprendesse é a frequência que as palavras e chaves eram ditas, a parte visual é de extrema importância e o vocabulário apresentado deve ser relevante ao seu mundo.
Com o Leonardo tínhamos uma música-tema, Cachito, de Nat King Cole. Cachito é um termo afetuoso em espanhol e eu até hoje chamo o Léo de cachito. Isso ajuda no nosso vínculo, que é só nosso.
Então vou resumir algumas dicas aqui para você ajudar seu filho a aprender inglês (ou algum outro idioma):
– Cumprimente-o em inglês (Good morning!)
– Anuncie as refeições em inglês (Lunchtime!)
– Durante as refeições, comente o nome das comidas e bebidas em inglês
– Anuncie a hora de brincar, hora do banho, hora de acordar, em inglês (Play time! Bath time! Rise and shine!)
– Veja DVDs em inglês com eles, comente o que está acontecendo, repita palavras-chave.
– Em momento oportuno, apresente nomes de objetos em inglês e lembre-se de ir repetindo.
– Quando estiverem maiores (3 anos em diante) use a técnica dos contos de fada: todos os dias conte um pequeno conto de fada em português e vá substituindo as palavras mais importantes (fada, anão, bruxa, maçã etc.) em inglês. No final você poderá contar o conto inteiro em inglês!
– Aprenda canções de ninar e nursery rhymes em inglês!
Lembre-se de que o aprendizado deles é constante, um pouco a cada dia. Seja persistente e deixe para seu filho seu maior legado: a cultura!
Tenha uma ótima semana!
Comments:
Danilo:
Good morning! Comecei o dia bem, com esta super dica. Que por sinal tenho feito algo bem parecido, mas vou aprimorar essas técnicas com a Clarinha. Have a nice week!
Pingu’s English:
Parabéns pelas dicas.
Desafio-vos a conhecer o método inovador e unico do Pingu’s English em http://pingusenglish.pt
Este sistema de ensino resulta nas crianças serem bilingues e desenvolvam competências.