Hi, there! How’s it going?
Tente lembrar de quando você estava (ou está) nas suas aulas de inglês. No quê você focava quando estava lá? Provavelmente nas provas, não é? Bom, comigo era assim, eu pensava:
Tenho que passar na prova de gramática.
Tenho que me dar bem na prova oral.
Será que vou tirar mais que 7?
Será que não vou atingir a média e vou ter que fazer uma outra prova? (Geralmente mais fácil para eu acompanhar a nota da turma?)
Todos nós sentimos esse tipo de pressão, essa ansiedade, é um dos fatores negativos mais comuns no aprendizado de um idioma e há estudos indicando que quanto mais relaxado, calmo, você estiver, melhor será seu desempenho. É de se esperar que os alunos ansiosos tinham uma pronúncia pior, não falavam tão bem, tinham menos vocabulário, tinham dificuldade em escrever e tinham dificuldade na maioria dos exercícios.
O que infelizmente na maioria das escolas é que muitas delas te ensinam a falhar, ensinam que você está sendo julgado, pelos colegas, pelo professor, pela instituição em si. Muitas vezes nos é ensinado que temos que percorrer uma série de passos para desempenhar uma atividade com sucesso, tipo:
Tenho que estudar todos os dias.
Tenho que ter um vocabulário de no mínimo 10.000 palavras para ser fluente.
Tenho que escutar de 2 a 3 mil horas de inglês.
Esse tipo de preocupação só vai te deixar ansioso, nervoso e frustrado pois você está se focando nos pequenos detalhes do processo que, por conta da atenção que você coloca nisso, ficam parecendo enormes. Veja outras reclamações às quais muitos alunos focam sua atenção:
Minha pronúncia é horrível.
Não consigo aprender gramática.
Não consigo me lembrar do vocabulário que vi na aula.
Cometo muitos erros e tenho vergonha de falar.
Agora, TODOS nós, falantes nativos de uma língua ou não, cometemos erros e todos os dias. Hesitamos, gaguejamos, usamos palavras incorretas em português, imagina em inglês!
Muitas vezes revivemos experiências negativas que aconteceram no passado:
Meu professor de inglês era péssimo.
Tenho trauma de inglês.
Fiz inglês a vida inteira e não sei falar. (Você não tem ideia do quanto eu ouço essa frase!)
Antigamente (e não tão antigamente) usavam uns métodos e abordagens super tradicionais, focados principalmente na gramática, com aquele monte de exercícios e não te ensinavam o principal: COMO ESTUDAR!
Amanhã vou falar sobre como você pode focar seu aprendizado e assim tentar derrotar a ansiedade que insiste em estar te atrapalhando no seu aprendizado! See you tomorrow!
Comments:
Thaisa:
Curiosa para ver a postagem de amanhã!