Transparent Inglês
Menu
Search

Como ensinar inglês para seus filhos Posted by on Jun 17, 2010 in Iniciante

Hey, there! How’s it going?

Olha só, o post hoje é sobre ensinar inglês para crianças, mais especificamente os filhos. Situação: você já fala inglês bem e quer que seu filho comece aprender desde pequeno, para evitar as dificuldades que você teve ao aprender inglês de adulto. Tem jeito? Tem sim!

Muitos pais me perguntam, “Adir, com que idade coloco meu filho no curso de inglês?”. Minha resposta sempre é de que desde bebês as crianças têm uma capacidade enorme de reter informação e formar padrões fonéticos, principalmente no primeiro ano de vida.

Como fazer? Bem, você pode colocar um DVD infantil (Barney, etc.) com o som original e assistir junto com o bebê. Aprenda as canções e cante junto, incentive o bebê quando ele produzir algum som junto com a canção. Cante também a canção sem o DVD ou CD, enquanto faz alguma atividade, isso fará com que a criança esteja exposta mais tempo com o idioma.

Insira no dia-a-dia palavras comuns como ball, mom, daddy, food, baby, doll,etc. Faça isso sempre com um apoio visual, fazendo gestos exagerados para que a criança veja o objeto e o relacione com o som. Seja consistente com a exposição do inglês, assim que a criança tiver de 18 meses em diante, aprenda canções,nursery rhymes, faça uso de livros e filmes. Vinte minutos diários são suficientes e a chave é repetir, repetir e repetir!

No inicio você terá de falar a palavra em inglês e depois o correspondente em português. Com crianças mais velhas (3 anos em diante) use a técnica do conto de fada: escolha uma história infantil e conte-a todos os dias para a criança. Vá substituindo alguns termos que a criança já conhece por seu correspondente em inglês. Faça isso até que você esteja contando a história toda em inglês. Adote também uma leitura interessante, faça vozes diferentes, tenha entonação interessante.

Muitas escolas oferecem cursos para crianças a partir dos três anos idade. É necessário, porém, ver como funciona o método, a qualificação dos professores, sua pronúncia, quantos alunos estão na sala de aula, as atividades envolvidas (fala, audição, teatro, etc.) e o conteúdo do curso em si. Veja também se o curso oferece atividades com computador (Internet/software) pois contemplar os vários aspectos da tecnologia é bem interessante.

Se seu filho já sabe ler, faça etiquetas e cole nos objetos da sua casa. Pode não ficar esteticamente bonito mas garante que ele veja a grafia das palavras e sempre esteja em contato com o inglês escrito.

Crianças que estudam e falam outros idiomas são mais criativas, são melhores na compreensão de ideias abstratas e mais flexíveis no seu pensamento. Desenvolvem também a audição, não somente para idiomas, mas para prestar atenção nas coisas em geral. Estudar uma língua estrangeira permite que o aluno analise melhor sua própria língua e abre oportunidades para que ele aprenda a entender e apreciar outras culturas.

Para finalizar, o sucesso do aprendizado de inglês do seu filho enquanto pequeno depende muito de você, então fique de olho no que ele aprende na escola, revise em casa, peça orientação para a coordenação da escola e veja maneiras de complementar o que está sendo visto no curso. Seu filho vai aprender muito e você também, believe me!

Se você tem outras ideias para ensinar ingles para as crianças, escreva e compartilhe! Take care and see you next time!

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Danilo:

    Howdy Adir! Realmente as dicas são muito práticas. Me lembro que já conversamos sobre isso pelo msn. Eu acho de fundamental importância isso. Alias, fica a dica para os papais e mamães online. Tudo o que quiserem que seus filhos aprendam, começem o mais rápido possível, pois o poder de captação de novas informações em uma criança é muito maior que em adultos. So, let’s go to do this right now!

  2. Josane:

    Olá, Adir!
    Sempre me perguntei como farei pra ensinar meus filhos desde pequenos a falar inglês. Já me disseram pra eu conversar com eles desde bebê nos dois idiomas que eles “se acostumam”. Quando a criança ainda é muito pequena, isso pode confundir e ela achar que é tudo o mesmo idioma? O ideal é esperar a criança começar a falar para começar a inserir o vocabulário em inglês?
    Muito obrigada!

  3. Coisas de Bebê:

    Colocamos este post em nosso site, com os devidos créditos. Se quiser dar uma olhada: http://t.co/4TgBMPO. Obrigada

  4. Michelle Passos:

    Parabéns pelo post. També defendo que o Inglês deve ser ensinado para crianças. Ensino minha filha desde os 3 anos de idade em casa e hoje em dia estou formada e me especializando no ensino de inglês para crianças.

    Michelle Passos
    criancasaprendemingles.blogspot.com

  5. Marivaldo Silva:

    Parabéns por ser mais um entusiasta a valorizar o seu filho.
    Tenho duas dicas para postar aqui, depois de ler alguns textos confiáveis na internet.
    – Pode-se ensinar o inglês mesmo antes de a criança aprender o português, pois o português é o idioma maioritário, e a criança vai ter oportunidade de ter contato com o português através de outras crianças, amigos, creche… Isso significa: falar apenas inglês em casa com a criança. A vantagem é que isso diminui a tendência de a criança querer apenas falar português, quando estiver maior, já que o vocabulário português vai ser bem maior que o inglês.
    – Pode-se ensinar até dois idiomas estrangeiros para a criança, garantindo apenas que ela tenha 30% do seu tempo diário para cada um dos três idiomas. Uma boa técnica para isso é a OPOL (one parent, one language): o pai só fala em um idioma, e a mãe só fala em outro idioma; o português a criança aprende no ambiente (parentes, escolinha, vizinhos). O importante disso é a consistëncia: os pais nao podem mudar o idioma que fala, senao a crianca nao vai ter uma consistência e vai ter muito mais dificuldade para aprender, o que vai levar a um retardo de desenvolvimento da fala e frustar os pais. Uma outra técnica muito boa é a OLOL (one local, one language), mas é muito mais difícil de coloca em prática. Funciona assim, tipo: na casa da vovó e na rua todo mundo fala italiano; em casa fala todo mundo fala inglês, e na escola fala português.
    Boa sorte a todos.

  6. Christine Jernigan:

    Adorei seu artigo sobre como ensinar ingles aos filhos. Eu estou escrevendo um livro/guia pra pais que estao aprendendo uma lingua estrangeiro (ingles ou outra) e como eles podem aprender e ensinar ao mesmo tempo. Tenho uns videos no youtube explicando melhor o projeto.

    http://www.youtube.com/getbilingual

    Uns tem minha filha e eu falandoem portugues. (Eu sou americana e moro nos EU, mas aprendi a falar portugues quando tinha 25 anos e so falo portugues com os meus 2 filhos.) Adoraria ter o seu “feedback” nos videos e posso fazer outros videos no futuro de temas sugeridos.

  7. Luciana:

    A situação é pior….eu não falo inglês e quero ensinar meus filhos, pois são 3 e não posso pagar escola pra todos. Como fazer? Pensei no recurso do google, mas não tenho didática. POderia me orientar?