Transparent Inglês
Menu
Search

O dinheiro americano Posted by on Dec 9, 2010 in Iniciante

Hey, there! TGIF, right?

Um leitor do blog me escreveu perguntando como é o dinheiro americano, as moedas e as notas de papel. Fui pesquisar e descobri várias curiosidades.

As moedas usadas nos Estados Unidos têm nomes específicos e trazem o rosto de alguns presidentes americanos e algumas personalidades da política americana:

1 cent (penny) – Abraham Lincoln
5 cents (nickel) – Thomas Jefferson
10 cents (dime) – Franklin D. Roosevelt
25 cents (quarter) – George Washington
50 cents (half dollar) – John F. Kennedy
1 dollar coin – Dwight D. Eisenhower

As notas de papel também têm rostos de presidentes e personalidades:

1 dollar bill – George Washington
2 dollar bill – Thomas Jefferson
5 dollar bill – Abraham Lincoln
10 dollar bill – Alexander Hamilton (não foi presidente dos EUA)
20 dollar bill – Andrew Jackson
50 dollar bill – U.S. Grant
100 dollar bill – Benjamin Franklin (não foi presidente dos EUA)

Curiosidade: existem as notas de 500, 1.000, 5.000, 10.000, 100.000 doláres e uma nota comemorativa de 1.000.000 dólares, mas elas não são usadas.

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Mauro Q.:

    Ótimo post. Para conhecer melhor o inglês americano referente ao dinheiro, recomendo ONCE UPON A TIME UM INGLÊS…A história, os truques e os tiques do idioma mais falado do planeta, de John D. Godinho. Aqui vai um pequeno trecho:
    “A própria palavra dollar tem uma longa história. Sua origem vem da cidade de Joachimstal, na antiga Boêmia, uma região da República Tcheca de hoje. Ali, em 1519, foi cunhado pela primeira vez o joachimstaler, uma moeda que depois se espalhou pela Europa com vários nomes, entre eles daler, thaler e taler. O nome, agora na forma de dólar, era também a designação da moeda espanhola piece of eight (peça de oito) ou hard dollar (dólar sólido), vinda do Caribe e que acabou sendo a moeda estrangeira mais comum nas colônias inglesas.
    Quando o Congresso aprovou o sistema monetário decimal em 1785, contrário ao inglês com seus desencontrados pounds, shillings e pence, a unidade principal ficou com o nome de dollar que já era amplamente conhecido do povo. As outras moedas eram o mill, cent, dime e eagle. O mill, que foi rapidamente descontinuado, era um milésimo de um dollar; um dime era, e continua sendo, uma moeda de dez centavos e um eagle, nome hoje fora de uso, valia dez dolares. A palavra dime vem do francês dixième, que virou disme, depois dime e é pronunciado “daime”. Cent, é óbvio, vem do latim centum (cem) equivalente a um centavo.
    Já a palavra penny nunca foi, e não é, o nome oficial do centavo embora seja usada por todo o mundo. Na realidade, é um mero resquício da era do domínio britânico. A lista oficial também não inclue nickel, a moeda de cinco centavos, proveniente do fato de ela ser feita de níquel com uma pequena quantidade de cobre. No início, o quarter, ou seja, o quarto de dólar, naturalmente valendo vinte e cinco centavos, também não era oficial. Hoje é. Mas para complicar as coisas um pouco, o quarter também é conhecido como two-bits, um apelido que remonta à época em que as colônias ainda usavam o hard dollar ou piece of eight, dividido em oito unidades chamadas de bits. Portanto, vinte e cinco centavos virou two-bits, igual a um quarter.”
    O livro continua com uma bela descrição de palavras como buck, sawbuck, fin, greenbacks, etc., bem como uma série de expressões idiomáticas e gírias ligadas ao dinheiro. O livro do Godinho é sensacional.
    Mauro Q.

  2. marina:

    isso sim que é reportagem

  3. Gomes:

    serviu pra minha pesquisa sobre os E.U.A VALEWWWWWWWWWW
    bjnhussss

  4. osorio:

    me ajudou para caramba

  5. carolaine:

    legal..bom q agora eu sei.

  6. Como Ficar Rico:

    Parabéns pelo conteúdo!