Transparent Inglês
Menu
Search

Dica de estudo: A Escrita Posted by on Feb 23, 2011 in Iniciante

Hey, there! How’ve you been?

Na semana passada escrevi um post sobre o “segredo” para aprender inglês (ou qualquer coisa que você se dispuser a fazer) e tive comentários bem interessantes. Hoje a dica é bem menos pungente e não custa nada extra: a escrita.

A maioria dos alunos chegam às escolas de inglês e aos professores particulares querendo “falar inglês” e realmente não consideram que a habilidade de falar um idioma estrangeiro não consiste somente de ter frases prontas e uma lista de vocabulário decorados.

Como professor e também aprendiz de idiomas vou compartilhar uma técnica que me ajuda muito quando estou nos estágios iniciais (e também mais avançados) do curso: escrever! Sim, desdenhada por muitos, a escrita ajuda muito na sua fluência. Veja algumas das razões:

– Ao escrever você também revisa vocabulário e gramática.
– Ao escrever você coloca sua criatividade em uso.
– Ao escrever você precisará aprender palavras que ainda não sabe, levando assim, ao aumento do seu vocabulário.

Agora, imagina aquelas adolescentes com seus diários, contando o que aconteceu no seu dia. Faça o mesmo! Todos os dias, escreva um pequeno parágrafo do que você fez no seu dia, coisa pequena. Você vai ver que algumas frases serão as mesmas e você vai sedimentar tais estruturas e elas sairão de forma mais fácil quando você for falar.

Um outro exercício de escrita em casa é pegar seu livro de inglês, escolher um pequeno diálogo e tentar recriá-lo no seu caderno. Não precisa estar idêntico ao original, o importante é você ler e relê-lo a fim de acostumar-se com as estruturas usadas nele (input) e depois tentar recriá-lo (output). Se seu livro trouxer o diálogo em áudio (CD ou mp3), melhor ainda pois você pode corrigir esse diálogo somente escutando-o.

Você pode trabalhar os tempos verbais com suas atividades do dia. Por exemplo, você pode pegar seus planos do dia seguinte e escrevê-los com I’m going to … (Eu vou …):

Tomorrow

I’m going to get up at six o’clock.
I’m going to have cereal for breakfast.

Se tiver uma atividade que você deveria ter feito, mas por uma razão ou outra não fez, use I should have + verbo no particípio passado. Use a forma negativa shouldn’t have quando você não deveria ter feito algo, mas fez.

I should have done my homework.
I shouldn’t have arrived late at work, my boss was really mad at me.

Se sua escrita contiver relatos pessois, você não precisa mostrar para ninguém, vá escrevendo. E não se preocupe, em princípio, com a exatidão e correção pois o importante é que você está trabalhando seu cérebro em outra língua, revendo conceitos, regras, palavras e gramática.

Por hoje fica esta dica e espero que vocês se divirtam muito escrevendo!

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Juliana Juriatto:

    Adir, Adoreiii a dica!!
    É muito valiosa, como todas que eu leio aqui!

    Obrigada!

  2. Aline Maurell:

    Adorei , eu quero muito aprender e falar fluentemente , eu estudo sozinha em casa , faço o curso online . Obrigada pela dica

  3. Lucas:

    vou tentar, eu leio muito e ouço muito ingles todos os dias, eu não consigo seguir uma rotina.. mas vou tentar escrever todos os dias.

  4. andrea:

    Adorei as dicas que encontrei no site, principalmente sobre causative.

  5. karol:

    amei as dicas, me ajudam bastante!