Transparent Inglês
Menu
Search

Inglês para Vestibular e Concursos: Dicas para Compreensão de Textos Posted by on Aug 8, 2011 in Iniciante

Hi, there!

Este post é para você que vai prestar vestibular, fazer um concurso ou até mesmo prestar uma prova de proficiência para seu mestrado ou doutorado. Hoje vamos tratar de algumas dicas e técnicas para você ler em inglês com mais fluência e usar seu dicionário como último recurso.

Aqui vão somente algumas dicas e você verá que com a prática e a aquisição de vocabulário sua leitura vai ficar cada vez mais fluente.

Previsão

Sempre que você for ler um texto, direcione sua atenção, em primeiro lugar, para o título e o formato do texto. Olhe atentamente qualquer figura, ilustração, título e subtítulo que acompanhe o texto. Tente descobrir, antes de ler o texto, o assunto que vai ser tratado. Imagine palavras que provavelmente aparecerão no texto e assim você se preparará para entender melhor a leitura que virá a seguir.

Skimming

Skimming é passar os olhos pelo texto rapidamente para ver sobre o que se trata. As primeiras e últimas orações dos parágrafos são particularmente importantes pois normalmente resumem os pontos principais.

Scanning

Aqui usamos a estratégia de scanning, que é passar os olhos rapidamente para procurar “pistas” ou informações específicas para a compreensão do texto, por exemplo datas, números, porcentagens, nomes próprios, ilustrações, símbolos universais (R$ = real, # = número), etc.

Cognatos

Aproximadamente 30% de um texto em inglês são cognatos, ou seja, palavras em inglês que se parecem com a língua portuguesa (animal, sucess, comfort, universe, etc.). Por isso já é quase meio caminho andado para a sua compreensão. Tenha cuidado também com os falsos cognatos, que são palavras que se parecem com palavras em português mas que tem significados totalmente diferentes, como eventually, argument, comprehensive, entre outras.

Por hoje é só! Nos vemos amanhã, okie dokie?

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.