Spam é uma mensagem eletrônica indesejada. A palavra spam foi inventada na década de 1930 para designar um novo produto – um tipo de apresuntado em lata. Veio das palavras sp(iced h)am – ou seja, “presunto temperado”. Na década de 1990, essa mesma palavra foi adotada para indicar aqueles e-mails que infernizam a vida de milhões de pessoas.
São mensagens, geralmente publicitárias, que o internauta recebe sem ter dado autorização para que uma empresa desconhecida entupa sua caixa postal com propaganda. As pessoas que mandam as mensagens são chamadas de spammers, o procedimento é spamming e o adjetivo usado é spammy.
O uso da palavra spam, na linguagem da Internet, vem de um sketch de um programa de televisão de 1970, do grupo de comediantes britânicos Monty Python. A cena se passa em um restaurante popular e a garçonete descreve para dois fregueses sentados a uma mesa os pratos disponíveis. A variedade culinária depende cada vez mais do spam:
“Well, there’s egg and bacon; egg sausage and bacon; egg and spam; egg bacon and spam; egg bacon sausage and spam; spam bacon sausage and spam; spam egg spam spam bacon and spam; spam sausage spam spam bacon spam tomato and spam…?”
Veja abaixo o vídeo legendado. Clique aqui para ler o roteiro do vídeo em inglês.