Transparent Inglês
Menu
Search

Ficar fluente é mais fácil do que você imagina Posted by on Mar 26, 2013 in Iniciante

Olá amigos,

Meu nome é Frank Florida, sou gringo e professor de idiomas desde 1994. Eu encontrei o Adir em San Francisco no ano passado, e ele me convidou para contribuir com o blog da Transparent Language.

Eu sou um PT… quer dizer, um “Perpetual Traveler” – a versão moderna de um nômade, e já viajo o mundo faz 12 anos. Durante esse tempo, aprendi 14 idiomas diferentes (claro, em vários graus de fluência). Em oito desses idiomas consigo manter uma conversa, e alguns deles eu consegui aprender em poucos meses.

Eu quero te dar algumas dicas para acelerar os seus estudos também… Pois aprender um idioma não precisa ser aquele processo demorado que custa anos e anos, milhares de reais e muita paciência…

…Pode ser um processo divertido, e o sucesso pode ser atingido mais rapidamente do que as pessoas geralmente acham. Eu também demorei anos e anos para aprender a minha *primeira* língua estrangeira… Mas com o tempo, descobri algumas estratégias e táticas que facilitam o processo bastante.

E olha… Tem uma coisa que você precisa saber sobre o processo do aprendizado – E isso acontece com qualquer coisa que a gente aprende, não apenas com os idiomas: A gente sempre passa pelos “Quatro Estágios da Competência.”

Em primeiro lugar… Se você é um iniciante agora, não se preocupe. A boa notícia é que ainda não existe nenhuma informação errada no seu cérebro… E no final das contas, é mais fácil desenhar numa folha de papel em branco do que numa que alguém já desenhou alguma coisa!

Mas independente do nível que você já atingiu, você sempre vai passar por quatro fases de aprendizado… Pelos quatro estágios da competência. Isso acontece com TUDO que a gente aprende na vida… E também com os idiomas.

Vamos analisar essas quatro fases:

1. Incompetência inconsciente

Antes de começar a aprender uma nova habilidade, você é incompetente… Mas tem uma coisa a mais: Você nem está mesmo consciente da sua própria incompetência. Você não sabe o que fazer… mas você também não sabe o quanto você não sabe!

Em termos de idiomas, isso significa que a única coisa que você percebe sobre uma língua estrangeira é a seguinte: Você não a fala. Mas você não tem nem ideia da gramática, por exemplo. Você nem sabe dos desafios ainda. Além de não saber a gramática, você nem sabe de todas as coisas que você não sabe… O caminho está completamente na escuridão.

2. Incompetência consciente

Uma vez que você começar a estudar o novo idioma, você percebe que há muito a aprender… Mais do que pareceu à primeira vista. De repente você está dolorosamente consciente de que não é apenas uma questão de aprender algumas palavras… Há preposições e pronomes e substantivos e adjetivos e subjuntivos e tempos e conjugações… E um milhão de outras coisas diferentes.

O caminho à frente já não está mais na escuridão… Mas ele parece um caminho longo e intimidante. Muitos alunos desistem neste ponto, ou eles se desanimam tanto que progridem muito lentamente. Mas quando a gente percebe que o progresso é rápido e que a gente está chegando perto de atingir a nossa meta, é muito mais fácil ficar motivado.

Mas não se preocupe… É só tomar esse caminho em pequenos pedaços – assim você chega lá, e rapidamente.

3. Competência consciente

Depois de praticar a língua por um tempo, você começa a melhorar bastante. Você está aprendendo cada vez mais palavras, você está começando a formar frases, e você já pode entender o que as pessoas estão falando. Você pode até escrever e-mails numa língua estrangeira, e ler livros… E talvez você até já esteja começando a manter uma conversa.

Mas você ainda está muito consciente de tudo que está fazendo… O caminho não está na escuridão, e você pode vê-lo… Mas você ainda tem que prestar muita atenção em cada passo, e tomar muito cuidado para não fazer nenhum erro. Falar o idioma requer toda a sua atenção consciente… E toda a sua concentração. Você provavelmente está pensando em português ainda, e traduzindo cada pensamento na língua estrangeira.

4. Competência inconsciente

Se você continuar os seus estudos neste momento, você vai ficar tão fluente e tão hábil que você pode fazer tudo certo… Sem sequer ter que pensar. Agora você está competente… mas você já se tornou inconsciente do que você está fazendo.

E olha, você já atingiu este nível na sua língua nativa: Quando você fala português, você utiliza as preposições corretas, sem sequer pensar nas regras.O caminho está na escuridão novamente, que nem no início… Mas dessa vez, você o conhece tão bem que você pode caminhar com os olhos vendados… sem problema.

Quando você chega neste ponto, você começa a pensar na língua estrangeira em vez de traduzir mentalmente. A partir deste momento, você também começa a sonhar na língua estrangeira. Este é o último nível de habilidade: a competência inconsciente.

Uma Coisa Importante:

Tem mais uma coisa importante que você precisa saber: Não é só a língua *inteira* que passa por essas quatro fases.. senão TUDO que você aprende. Quando você aprende uma nova regra gramatical, primeiro você vai ser inconscientemente incompetente enquanto à aplicação dessa regra. Depois, você se torna consciente da sua incompetência, antes de atingir a competência… E finalmente, você vai aplicar a nova regra corretamente e sem mesmo ter que pensar.

E a maneira de avançar de uma fase para a próxima é simples: REPETIÇÃO!

Como os americanos dizem: “repetition is the mother of skill” – a repetição é a mãe das habilidades. E isso é o motivo porque é tão importante fazer exercícios que treinam as mesmas habilidades várias vezes.

Os americanos têm uma palavra para isso também: “(to) drill”, ou seja… “furar” a nova habilidade na nossa mente. Mas ó… Cuidado! Isso não quer dizer que você deve fazer o mesmo exercício muitas vezes. Você deve, mais bem, fazer muitos exercícios diferentes que treinam a mesma habilidade.

Pense nas últimas cinco coisas que você aprendeu… Qual delas já é fácil para você – tão fácil que você nem precisa pensar mais? E qual ainda é tão difícil que você nem enxerga o caminho inteiro ainda? Vale a pena ficar consciente desse processo, pois assim você sempre sabe onde você está e para onde você está indo.

Okay… É só isso por hoje, e no próximo artigo, vou explicar como você pode aplicar esse conhecimento aos seus estudos da gramática… Assunto que assusta muita gente, mas que pode ser bem mais simples do que você provavelmente imagina!

Até a próxima então, abraços…

~ Frank Florida ~

Frank Florida é professor de idiomas desde 1994 e fala oito línguas. Viajando o mundo por 12 anos, ele visitou umas 300 cidades em mais de 50 países. Ele se graduou da High School nos EUA, se formou em didática na Austrália e é criador do site formulafluente.com.

Tags: ,
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Cyn:

    Texto bastante motivador. Sou professora de Português para Estrangeiros e vou repassar esse texto aos meus alunos. Claro, com os devidos créditos. Obrigada!

    • Frank Florida:

      @Cyn Obrigado Cyn, legal que você gostou… Em breve vou publicar mais dicas. Abraço!

      ~ Frank Florida ~

  2. Adir:

    Obrigado pela visita, Cyn! =)

  3. Amanda:

    Ótimo texto!
    Eu tô fazendo isso. Larguei o curso de francês, que só me desmotivava, e passei a estudar sozinha. Os resultados estão vindo bem mais rápidos, já cheguei na “Competência consciente”. É bem melhor vc procurar outros recursos pra estudar, que realmente te motivem e sejam mais divertidos. Repetição é a chave mesmo. Vou aguardar o próximo texto 😀

    • Frank Florida:

      @Amanda Olá Amanda, parabéns que você também se atreveu e escolheu o caminho de autodidata também. Pode dar muito certo… E você tem a atitude perfeita para isso. Bom sucesso com os estudos e um abraço!

      ~ Frank Florida ~

    • Denise:

      @Amanda Oi Amanda, eu tenho muita vontade de estudar Frances, aprendi algumas palavras soltas e tenho uam pergunta, a quanto tempo você estuda frances? Quero saber se é possível se tornar poliglota em 1 ano.

      Frank, adorei as dicas, obrigada!

      Denise.

  4. kIRK:

    Ao meu ver, mais um texto motivacional mas que infelizmente não ajuda mto. O aluno vai até se encantar ao ler ou ouvir, mas isso entra e sai da mente dele. O dolorido do nosso trabalho enquanto professores de lingua estrangeira é sber que a motivaçao pode ser estimulada, mas se ela não existe, nãp ha mágica. Aluno que nao tem insight para sua necessidade o um choque de realidade sobre seu papel, não tEM santo que dê jeito. Digo e repito, I’M A TEACHER, NOT A MAGICIAN”. Pense no seu melhor aluno… agora reponda pra vc mesmo… ele está indo bem por que VOCÊ ensinou ou porque ele gosta, se esforça e faz acontecer????

    • Bruno M. Picinini:

      @kIRK Acho que você pulou de um extremo para outro.

      Sim, concordo, não há mágica – mas ao mesmo tempo também não é uma tarefa impossível.

      O que mais precisamos é de uma combinação de aulas com motivação. Informação por informação está cheio por ai. Se fosse só isso que precisasse seria fácil. Infelizmente não é bem assim.

      Pouco a pouco as pessoas aprendem que para REALMENTE ajudar os outros, é preciso não só informar, mas também motivar e inspirar. Sem isso não vai longe.

      Concordo com você que grande parte dos resultados, essa motivaçao já vem de dentro e não há nada que possamos fazer. Tanto para o bem como para o mal.

      Há aqueles ULTRA motivados que não precisamos ajudar. Há também aqueles que nunca vão sair do lugar.

      Mas entre esses 2 espectros há todo tipo de gente. E também que eu acredito ser maioria.

      E é EXATAMENTE estas pessoas que acredito que este tipo de texto vai ajudar.

      Abraços!

    • William Pinheiro:

      @kIRK Olá kLRK.

      Concordo com suas palavras, se não existe interesse, esforço, motivação, a coisa não acontece, em qualquer que seja a área.

      Sempre estudei inglês sozinho, mas era muito difícil, na época não existia internet, e eu não tinha dinheiro para entrar numa escola de idiomas. Comecei a estudar por conta, comprando livros com cursos na banca de jornais, mas estava muito difícil, por não saber que caminho seguir, mais tarde, quando comecei a trabalhar, tentei escolas convencionais, que nunca funcionaram para mim, não tinha motivação, não eram divertidos, bem simples assim.

      Muito mais tarde, depois de desistir e recomeçar várias vezes, comecei a atirar por todos os lados, acompanhando blogs, fóruns, até que me inscrevi no curso grátis do Frank e mudou minha forma de estudar, comecei uma nova experiência com idiomas, aprendi a trilhar o caminho, a criar formas divertidas de estudar e principalmente, estudar um pouco todos os dias, alcançando pequenos sucessos todos os dias, isso fez uma diferença enorme.

      Mesmo aprendendo a trilhar o caminho, ao acumular diversas dúvidas, contrato um professor particular e temos encontros de 15 em 15 dias em média, para eu tirar dúvidas e aperfeiçoar o conhecimento.

      Mas aí vem o ponto chave, ao qual você se refere, nada disso seria possível sem a motivação, o esforço, a vontade de aprender, sem isso, não existe mágica mesmo.

      Forte abraço e sucesso!

      • Frank Florida:

        @William Pinheiro Obrigado pelos comentários kIRK, Bruno e William! Concordo também que um método sem motivação não adianta muito… E muito esforço no caminho errado também não nos leva ao nosso destino.

        Qualquer coisa que a gente faz ou aprende na vida sempre tem os dois pilares de estratégias e táticas… do jogo interior (a psicologia) e do jogo exterior (as técnicas).

        Só combinando os dois, a gente consegue os melhores resultados possíveis.

        Abraço!
        ~ Frank Florida ~

  5. Alessandro Brandão:

    Oi Frank,

    Gostei muito de suas palavras sobre a repetição. Nos dias de hoje, com tanta correria, a gente só pensa em avançar avançar e avançar. Com isso a repetição parece um retrocesso, mas não é.

    Parabéns pelo ótimo artigo!

    • Frank Florida:

      @Alessandro Brandão Opa Alessandro! Obrigado… E sim, o fato é que a gente esquece 80% do que estudamos se não fazemos revisão nenhuma… E com cada dia que a gente revê o material do dia anterior, essa porcentagem diminui. Com três dias de revisão, conseguimos lembrar da maior parte do que tínhamos estudado.

      Abraço,
      ~ Frank Florida ~

  6. Kelly Santos:

    Frank you rock!
    Another blog to my list.

    • Frank Florida:

      @Kelly Santos Thanks Kelly, much appreciated! =) See you on the next couple of posts then!
      ~ Frank ~

  7. Diego:

    Frank, parabéns. Excelente post. Muito interessante esse ponto de vista, que muitas vezes até sabemos que existem, mas nunca nos atentamos pra eles.

    Repetição = segredo pra tudo. A repetição faz a perfeição.

    Agora a pergunta é : cadê o próximo artigo ? kkkkkk

    Abs

    • Frank Florida:

      @Diego Opa Diego, obrigado pelo comentário! O próximo artigo vai ser publicado um pouco mais pra frente… Nele, vou falar um pouco mais sobre gramática.

      Abraços!
      ~ Frank Florida ~

  8. Sidney:

    Obrigado Frank! O seu texto é muito bom e estimulante para um estudante da língua inglesa como eu. Também gostei das dicas que descrevem bem a experiência do aprendizado.

    Um grande abraço.

    • Frank Florida:

      @Sidney Obrigado pelo comentário Sidney, legal que você gostou… Mais em breve! 🙂
      Abraço,
      ~ Frank Florida ~

  9. Helberth:

    Olá! Galera, sei que não passo nem perto do nível de conhecimento que vocês já têm, mas, almejo alcançar este ponto. E tenham certeza, para quem tá iniciando o estudo de outro idioma, assim como eu, o bate papo dos senhores é muito animador. Sei que a motivação é interna e parte de cada um, mas sei que palavras de incentivo como as que o Frank Florida, deixa em suas mensagens são muito importantes. Torço muito para que continue este trabalho e assim que tiver condições pretendo me inscrever no seu curso fórmula fluente ou farol da fluência. Um grande abraço aos senhores e pretendo, em breve, deixar mensagens em english. Fiquem com Deus…
    Já estava me esquecendo, Gosto muito das frases célebres que o Frank deixa, em suas mensagens, como aquela do Wilston Churchill,ex 1º ministro ingles, desculpem-me se estiver errado,que diz mais ou menos assim: “Quase tudo que é urgente não é importante e quase tudo que é importante nem sempre é urgente”.

  10. Frank Florida:

    Opa Helberth, obrigado pelo comentário, acredito que as suas palavras podem inspirar outros também! A sua ambição é admirável, tenho certeza que com essa atitude você VAI ter sucesso! Continue assim, muita sorte para você e a gente se vê em breve no Farol então! 🙂

    Grande abraço,
    ~ Frank Florida ~

  11. Claudio:

    Ola Frank tudo bem, olha não deu certo de ver o vídeo (www.formulafluente.com/vocabulario), fiz tudo como pede na pagina, mais não apareceu o vídeo. Aguardo novo e-mail amanhã.
    Abraços

  12. eduardo:

    Vou mostrar a minha esposa, estamos estudando francês e ela tem muita preguiça por achar o caminho muito longo como foi dito, tomara que ela se motivo por que eu fiquei bem mais do que já estava é muito interessante ler você falando de quando tentamos traduzir tudo mentalmente realmente eu passo por isso. obrigado me fez acreditar mais em mim.

  13. Andréa Duarte:

    Amo inglês. Meu sonho é ser fluente, acho que fui motivada pela inserção massiva de expressões em inglês que temos há muito tempo aqui no Brasil. Já entrei em cursos e saí pela metade decepcionada com o curso e comigo. Nunca saí do lugar com eles. Decidi estudar sozinha e tive a ideia (que já tiveram antes de mim e eu não sabia) de aprender com as cifras de música. Tem dado muito resultado. Nesses quatro passos estou no três. Leio qualquer coisa em inglês, ouço e entendo sem dificuldade, salvo algumas palavras e expressões que ainda não fazem parte do meu vocabulário. Estudo tutoriais em inglês tb, enfim, estou caminhando e persistindo pra alcançar meu objetivo. Agradeço pelo blog e pela dedicação, vou continuar vindo aqui pra dar uma olhada. Grande abraço!!!

  14. Camila:

    Muito legal estou na parte do sonhando em inglês. Sei q ainda falta muito mas um dia eu vou conseguir! Parabéns seu blog é perfeito!

  15. Maria Gabriella:

    Olá, adorei o seu artigo. Como estou adorando todos. Eu estou estudando na faculdade para ser professora de inglês. Mas, estou também, aprendendo a falar o idioma, para que eu possa ser uma boa professora. E, suas dicas me ajudam bastante. Recentemente te descobri e vivo buscando por seus artigos. Você realmente me ajuda. Obrigada!! Ah, eu recentemente li que uma pessoa, ao assistir um filme ou série não irá entender 100% do que ela diz, ou seja, mesmo que a pessoa seja “fluente”, ela não é fluente?? Eu fiquei com essa dúvida na cabeça. Isso quer dizer que, mesmo eu me esforçando e estudando sempre, mesmo depois de ser “fluente”, eu não vou entender 100% das coisas?? Valeu.

  16. Núbia:

    Nossa, amei a dica…as vezes penso que estou na COMPETENCIA INCONSCIENTE “….. começa a sonhar na língua estrangeira… Normalmente passo por isso, porém, as vezes sinto que oscilo muito entre uma competencia e outra.
    Para não “surtar” de vez, prefiro acreditar que isso é normal.
    Obrigada pela dica, ajudou muito

  17. Vera:

    Oi Frank valeu pela dica, comecei a estudar o francês e o italiano sozinha, comecei repetindo pequenos textos e vou aumentando gradativamente, porém as dificuldades também aumentam, estou demorando mais para reter as informações, mas, não quero desistir.
    Vc acha que estudando 2 línguas pode ser prejudicial?
    Nesse caso vc tem dicas?

    Obrigada.

  18. Matheus Oliveira:

    Eu já pesquiso muito sobre aprender ingles e já fiz varios cursos gratuitos e pagos e agora conheci um curso muito bom, aprendi bastante, pra quem quiser conhecer o curso esse é o link:http://bit.ly/aprenderingles12

  19. Élida Alexandre:

    O Kevin Porter é um pouco parecido com você.

    Fala várias línguas, viaja muito e gosta de ajudar outras pessoas também alcançar a fluência.

    Recentemente ele lançou um treinamento, chamado Núcleo 500, onde é possível aprender inglês e ficar fluente em 6 semanas.

    Eu apresentei ele através de um post no meu blog.

    O link é http://www.negociosdigitais.blog.br/2014/03/quem-e-kevin-porter.html

  20. Vanessa:

    Nossa tô chocada!! seu português é perfeito!!!!!!!!!!!!! Tá escrevendo melhor q eu já. Parabéns, você me motivou.

  21. Rosi Santos:

    Oi Frank, achei muito interessante seu método, você ensina alemão? pois tenho muita vontade de aprender alemão e não quero entrar em uma escola tradicional, pois sei que sou perder tempo e dinheiro.
    Ah….em qual país você nasceu? 🙂

  22. edinildo santos:

    Adorei o artigo muito motivador agora sei que consigo

  23. Aboson:

    Muito bacana esse post, estou querendo chegar a esse nível, estou aprendendo francês, faça Letras Francês, quero ser fluente, já falo e compreendo bastante, mas na hora de conversar, ainda tenho que pensar bastante e procurar palavras, mas um dia eu chego lá….

  24. Rui Andruchechen:

    Olá…
    Muito legal ,interessante seu artigo já tinha lido algo semelhante ,estou aprendendo outros idiomas como autodidata ,mas li em outro site que cursos o auxilio de um professor é indispensável o que me deixou inseguro, vc também pensa assim ?

    • Rui Andruchechen:

      @Rui Andruchechen Olá…
      Muito legal ,interessante seu artigo já tinha lido algo semelhante ,estou aprendendo outros idiomas como autodidata ,mas li em outro site que cursos e o auxilio de um professor é indispensável o que me deixou inseguro, vc também pensa assim ?

  25. Luh:

    Gostei muito do seu post. Isso me deu mais motivos ainda para aprender outros idiomas. Vou seguir seu exemplo. Obrigada.

  26. Fabio alves:

    Olá frank achei o seu texto bem motivador no meu caso estou tentando aprender o inglês com músicas internacionais sempre convivi com essas músicas no começo foi meio difícil pra mim mais é um jeito fácil e divertido de se aprender o inglês e a maioria das músicas eu consigo cantar me dê uma dicas se isso que estou fazendo é um jeito correto ou mais difícil…

  27. Denise:

    Muito bacana esse artigo, obrigado por esclarecer tão bem essas etapas do aprendizado. Me sentindo aliviada e motivada a aprender depois de lê-lo.

  28. Lucas Andrade:

    Olá Adir, seu artigo ficou muito bom e bastante motivador.
    Mesmo as vezes parecendo que não estamos evoluindo no aprendizado percebi que estou no final da fase 02
    E mais uma vez parabéns pelo artigo, conseguiu descrever como está o meu aprendizado no momento o/

  29. English Channel:

    Muito bom o seu conteúdo, eu realmente passei por algumas dessas fases, parecia até que você estava descrevendo o que aconteceu comigo durante meu aprendizado no inglês.

    Busco sempre conhecimento no aprendizado acelerado, para compartilhar com as pessoas que me seguem, o mercado hoje é muito fechado, as pessoas estão focadas em ganhar dinheiro com métodos mirabolantes e esquecem de ajudar quem precisa.

    Suas informações nesse artigo com certeza irão despertar o interesse e curiosidade de muitos por buscar mais conhecimento no aprendizado, porque antes de aprender, precisamos saber como aprender!

  30. diego:

    ola Frank
    Atualmente estou numa escola chamada englishtown.
    desde que comercei a estudar ingles tenho seguido suas dicas e procurando por metodos e querendo entender se estou no cminhoo certo.
    Ouvindo e repetindo de formar dramatica como voce disse e vi no livro chamado speedy english que é necessário misturar o maximo de sentido possivel na hora de falar. Apartir daí comecei a fazer isso mas tava faltndo algo” a gramatica”.
    Comecei a pesquisar novamente e encontrei um professor chamado A .J Hoge que defende a idea qe é somente atraves da repetição e somente ouvindo muito ingles compreensivo que mais tarde conseguirá falar naturalmente.
    Depois de um tempo em outras pesquisas encontrei o Mario Vergara que defende a mesma coisa, depois encontrei a Ana luiza , Adi e o alexandro do english expert que em um podcast a comentam que é examente que o A . J Hoge fala.
    Então to seguindo todos os conselhos motivadores e espero um dia conseguir.

  31. Carlos:

    Oi Frank,
    ótimo texto muito motivador, estou fazendo um cursinho de inglês, mas confesso que sozinho as veses aprendo bem mais!! essa frase é muito verdadeira “a repetição é a mãe das habilidades”
    http://comofazereumesmomoveis.com/
    Valeu obrigado pelas dicas..