Transparent Inglês
Menu
Search

Dica de estudo: a gramática Posted by on Mar 14, 2011 in Iniciante

Ah! A gramática!

A tão temida e odiada gramática! Quase 99% dos alunos que me procuram perguntam: “Adir, quero só aprender a conversar, não quero aprender gramática!”. Vou compartilhar minha opinião como estudante de idiomas também, ok?

Acredito que as crianças aprendem mais intuitivamente do que os adultos, embora esqueçam com mais facilidade também se o que foi aprensentado não for revisado constantemente. O aluno adulto é analítico, quer saber de onde vêm as coisas e muitas vezes tem uma atitude um tanto contraditória com relação à gramática. Veja se você já pensou nos seguintes tópicos:

“Estudar gramática é muito chato. Tem muita regra, não dou conta de aprender.”
“Eu quero é me comunicar, não importa se eu errar um verbo irregular, se o cara me entender tá tudo certo.”
“Odeio fazer exercício escrito, quero mesmo é falar!”

Vou contar uma história. Comecei a aprender inglês aos 11 anos, de forma independente, e me achava o máximo. Foi somente aos 17 anos, quando comecei a lecionar, que comecei também a levar a gramática a sério. Trabalhava numa escola de idiomas e logo nas primeiras lições apareciam as preposições de lugar at, in e on. Fiquei desesperado, como iria ensinar aquilo se não sabia as regras? Foi então que comprei a Basic Grammar in Use, de Raymond Murphy e fui “desossando” a gramática. Ao fazer isso foi lendo os textos e ouvindo o áudio do curso mais analiticamente, pois tinha a necessidade de aprender aquilo de forma completa.

Hoje em dia faço o mesmo quando estudo alemão e francês (idiomas nos quais ainda não sou fluente). Tenho sempre uma gramática do lado e sites de referência que me ajudam a achar respostas para como e quando usar algum tipo de palavra, preposição, tempo verbal, etc. Para te dar um alento, muitas vezes simplesmente não contexto o uso de alguma preposição e a aprendo como ela está inserida no contexto. Faço um grande esforço para lembrar onde vi o uso de tal expressãoe e vou anotando os exemplos para revisar depois.

Considere a gramática como uma aliada e não como uma inimiga. Predisponha-se a estudar completamente e não espere que o idioma seja aprendido por osmose, isso realmente não vai acontecer. Como diz um grande amigo, Rodrigo Carmo, exímio professor de Física, “Estudar inglês é como estudar Física: tem que sentar, abrir o livro, ouvir o CD e fazer exercício pra fixar, senão não aprende.” Sábias palavras, Rodrigo!

Gostaria que você comentasse sobre como você estuda a gramática, pensamentos a favor, contra, coloque aqui nos comentários do blog pois eu acho muito legal ler como outras pessoas estudam. Por hoje é só mas voltamos amanhã! Take care and see you next time!

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. magda:

    Infelizmente, eu nao gosto, porem tento estudar um pouquinho, para entender um pouco melhor.

  2. Aryadne:

    Estou gostando so seu site. É muito interessante… Parabéns pela iniciativa!

  3. Patilene:

    É a primeira vez que acesso esse site, confesso que sou uma um bebê em relação à língua inglesa, me surpeendi com a qualidade deste site,agradeço muito ter encontrado, sei q vou aprender muito.

  4. Patilene:

    É a primeira vez que acesso esse site, confesso que sou um bebê em relação à língua inglesa, me surpeendi com a qualidade deste site,agradeço muito ter te encontrado, sei q vou aprender muito.

  5. Anne:

    – A gramática é 30% dos meus estudos e tem funcionado bem.

  6. Kamila:

    Sua história é igual a minha, Adir! Eu tenho 18 anos e comecei a lecionar e fiquei desesperada também! A sorte é que eu já tinha o Grammar in use intermediário porquê foi um dos livros pedidos pela minha professora de inglês do ensino médio ! E o Basic e o Advanced já estão na minha lista de compras…

    Eu amei o seu site, me ajudou muito! Muito obrigada! Continue assim…