Transparent Inglês
Menu
Search

Como ensinar inglês com música Posted by on Aug 30, 2011 in Iniciante

Hey, there! How’ve you all been?

Além de alunos e pessoas que aprendem inglês por conta própria, muitos companheiros teachers também acessam o blog e de hoje em diante vou começar a dar dicas de atividades, sites e referências para ajudar no preparo das aulas, ok?

Como eu também sou cantor, escolhi uma atividade para ensinar inglês com música. Veja bem, nosso tempo é cronometrado e vemos canções com tanto vocabulário legal, estrutura, etc., que passamos por cima de vários detalhes por querer apresentar várias canções.

O legal é ter uma canção que tenha uma história, que possa ser recontada, desenhada, interpretada, etc. Veja o que você pode fazer:

– Pedir que os alunos façam uma história em quadrinhos com a letra da música;
– Pedir que os alunos façam um sketch (pequena peça teatral) com a história da letra;
– Pedir que os alunos circulem substantivos, adjetivos, tempos verbais, ou seja, o que você quiser trabalhar;
– Fazer um ditado com as palavras que você quer que eles aprendam e também preparar exercícios de preencher lacunas, unscramble words, etc.
– Pedir que os alunos transformem a letra da música numa carta de amor. Algumas canções que funcionam bem com isso: Endless Love, Painted on my Heart. Essa atividade requer adaptação e não precisa ser feita em somente uma aula. Pode-se usar a carta para trabalhar a entonação e pronúncia.
– Escolher palavras-chave na canção, apagá-las e escrever a definição em inglês, ou português, para que os alunos procurem no dicionário o significado.

Você não precisa usar a canção inteira e pode, sim, usar somente um trecho, como também o faz com filmes. Tente usar canções que os alunos não conhecem pois eles não podem dizer que não gostam de algo se nunca ouviram. Se ainda não gostarem, diga “Music is like food: variety is good for you”. As pesquisas mostram que todas as vezes que somos expostos a algo novo, o nosso cérebro forma novas conexões neurológicas e quanto mais conexões, melhor o nosso desempenho intelectual.

Há inúmeras maneiras de se trabalhar com música na sala de aula e se você usa uma técnica mega legal com seus alunos, compartilha com a gente aqui, ok?

Take care and see you next time!

Tags:
Keep learning Inglês with us!

Build vocabulary, practice pronunciation, and more with Transparent Language Online. Available anytime, anywhere, on any device.

Try it Free Find it at your Library
Share this:
Pin it

About the Author: Adir

English / Spanish teacher and translator for over 20 years. I have been blogging since 2007 and I am also a professional singer in my spare time.


Comments:

  1. Kika:

    Bom dia Adir!

    É muito bom aprender com música, eu sou viciada em pegar letra e tradução de músicas, tem vários sites que dispõem vídeos legendados para treinar, tipo o lyricstraining.com

    Até maisss

  2. Chris M.:

    Excelente dica — meu marido aprendeu a falar inglês com pouco sotaque só praticando cantar lendo as letras de músicas!

    Continue com as boas idéias, Adir!

    (Para uma outra boa dica para vc e seus leitores conferirem, coloquei no meu nome o link de um site que permite vc gravar a sua voz cantando ou repetindo os seus vídeos favoritos para receber feedback da pronúncia. Estou usando e sentindo a diferença!)

  3. Welligion:

    Thanks Adir! eu estava mesmo querendo ler um artigo sobre aprender inglês com música, antes de passar no google resolvi passar aqui, não me decepcionei. Two things:

    Você poderia passar mais sugestões de músicas como as que você passou?

    Não seria melhor colocar um link do Facebook ao invés do orkut para compartilhar os seus artigos?

  4. Inglês com música:

    Um site legal é o http://www.inglescommusica.net 🙂

  5. Sorahia:

    Deu certo com meus alunos colocar versos soltos pelo pátio onde tiveram que recolher e organizar ouvindo a música. Adolescentes gostam de movimento !

  6. AMANDA OLIVEIRA FERRO:

    Excelente dica! Parabéns.