Hey, there! How’s it going?
Hoje nosso post não tem a ver com gramática, nem pronúncia e nem com expressões idiomáticas. Nosso post tem a ver com as ideias que criamos quando vamos estudar um outro idioma.
Você, que estuda inglês, já se pegou pensando ou dizendo as seguintes frases?
– Inglês é muito difícil.
– Não sou bom em aprender línguas.
– Nossa! Quanta regra gramatical!
– Se eu eu errar vão rir de mim.
– Minha pronúncia nunca vai ser bonita.
– É impossível falar inglês fluentemente morando no Brasil.
Se você já pensou ou disse alguma das frases acima fique tranquilo, quase 100% dos alunos já pensaram ou disseram também. Muitas vezes, as crenças que criamos com nosso aprendizado vêm da escola, pois ainda hoje se ensinam muitas coisas às crianças exceto o “acreditar em você mesmo”.
E é exatamente isso que destrói nosso aprendizado. Temos de estar conscientes do que queremos fazer, traçar objetivos realistas e colocar a mão na massa. Suponhamos que o vocabulário de um idioma que você queria aprender tenha aproximadamente 5.000 palavras. Obviamente você não vai aprender e reter tantas palavras em uma semana e se você dividir 5.000 por 365 dias serão aproximadamente 14 palavras por dia e se acrescentar mais seis meses na sua equação são 10 palavras por dia.
Quantas pessoas estudam inglês por anos e anos e sempre reclamam que chegam ao nível intermediário e não conseguem deslanchar? Sabe o que falta? Organização e disciplina, sem estes dois fatores não conseguimos progredir. E afirmar para nós mesmos que temos condições de chegar a um nível muito bom de inglês é imprescindível.
Li uma vez sobre uma filosofia japonesa que preconizava o CANI – Constant and Never-ending Improvement (Aperfeiçoamento Constante e Interminável). E é isso mesmo que acontece, temos que ter doses de aperfeiçoamento todos os dias, ir crescendo pouco a pouco e como um idioma é algo ativo, que muda constantemente, sempre haverá muito que aprender.
Você verá que ao aprender uma palavra, ela começará a pular diante dos seus olhos e ouvidos muitas das vezes que você for estudar inglês, seja nas suas leituras ou exercícios de audição. Falar um outro idioma com clareza e confiança é algo muito recompensador e também é algo que requer esforço, concentração, otimismo e uma grande dose de persistência.
Seja persistente pois como dizem “falar somente uma língua é como enxergar com um olho só”.
Agora que saber de você: qual sua dica de estudo para aprender uma língua com eficácia? Que método você usa para aprender vocabulário?
Aguardo seus comentários!
Take care and see you tomorrow!
Comments:
Natalia:
Escuto bastante musica, e vou traduzindo oq sei. Isso vai me ajudando a memorizar algumas coisas. Se tenho duvida do que escutei, vou atras da tradução, então escuto a musica de novo só para lembrar mais uma vez oq significa.
=) Bjs
Iramaia:
Oi Adir, concordo com tudo o que vc escreveu e acredito ser dificílimo desmitificar o inglês ou qualquer outra língua como bicho de sete cabeças ou que não aprenderemos nunca, não somos capazes, etc. Quantas vezes me sinto assim, acho que vc dever imaginar. Acho que a ansiedade atrapalha demais esse processo e tb diante do mar de informações disponíveis perder o foco tem sido o meu maior problema. Sei que estou aprendendo, pois tenho lido muito e feito muito exercício de audição, mas por outro lado sei que devia focar mais na retenção de vocabulário novo. Por isso estou usando um site (ainda estou bem no começo),que me ajuda a medir minha progressão nos estudos. Ainda não consigo explicar como ele funciona completamente, mas até o momento achei interessantíssimo. Gravo não só palavras, mas a frase completa. O programa tem áudio, portanto vc pode ouvir a frase repetidas vezes e repetí-la com a entonação correta. Logo depois vc pode escrevê-la e assim vai. E todo o tempo de estudo vai sendo gravado para que vc possa acompanhar a sua aquisição, o que eu acho super legal.Assim não ficamos com aquela impressão de não estar aprendendo muita coisa. Bom, se quiserem tentar o endereço é esse aqui: http://smart.fm/home.
É isso aí, não desistam nunca. Vale a pena.
Abraços,
Agnaldo Silva:
Eu sigo umas regras que eu encontrei na internet tipo:
1)Se divertir
2)Ter em mente a proxima atividade
3)Estar em com a lingua o tempo todo 4) Se for procastinar que seja em Inglês musicas,filmes,seriados,livros,sites,radio também uso o Anki onde eu coloco as palavras e frases que aprendi para memorizar.
O poder do agora todo momento pode ser recreado e redesenhado.
Danilo:
Olá, Adir! I totally agree with you. Para tudo o que aprendemos na vida, temos sempre que buscar uma melhora, um novo jeito de fazer, e a pratica possibilita este aprendizado. Algo que eu acho fundamental é trazer o estudo do inglês para o seu dia-a-dia, e não ficar somente com aquilo que se aprende nos cursos. Ou seja, se gosto de esportes, tenho que procurar coisas relacionadas ao esporte, para que o aprendizado seja prazeroso, and so on. O que fazer para melhorar, é particular de cada um. Uns gostam de ler, outros escrever, outros ouvir, outros falar…. See you.